Uma das dúvidas dos empresários que veem o Facebook como canal perfeito para a ação de suas empresas diz respeito ao valor adequado a destinar às campanhas de anúncio na rede social, que é, ainda hoje, a mais relevante de todas. Esta questão é constante na vida de quem pretende fazer negócio na rede de Mark Zuckerberg ou para quem já está marcando presença por lá, mas não sabe muito bem o que fazer para crescer.

Quanto investir, afinal?

Anunciar no Facebook é, sem dúvida, um grande e importante negócio, uma vez que melhor posiciona um negócio no mercado, ajuda a atrair leads qualificados e, entre outras vantagens, aumenta o número de conversões. Todavia, assim como toda ação voltada para empresas, tais anúncios devem ser muito bem planejados para que os resultados sejam os alcançados. Quanto ao valor ideal a ser investido, informamos que não há um padrão. Isso se deve por que cada empresa tem um faturamento e um objetivo muito próprio a atingir. Sendo assim, o valor de uma campanha no Facebook pode ser muito diferente de uma empresa para outra.

O que deve ser levado em consideração?

Inicialmente, devem ser levados em consideração questões como o que se espera atingir, que tipo de alcance ter, quais pessoas impactar e de que forma isso deve acontecer. Todos esses e outros elementos devem ter um peso na hora de determinar o valor ideal para uma campanha. Outra razão que impossibilita a definição de um valor comum a todas as empresas é a realidade de cada uma delas. Não é possível fechar num valor justo para uma, com mais dinheiro em caixa, mas que não é viável para outra, com um perfil mais modesto. Para ajudar nessa definição, algumas perguntas precisam ser respondidas até que se chegue à verba possível para tal investimento: quanto eu tenho no meu caixa para investir? Quanto eu posso investir sem comprometer a rotina da minha empresa? Que tipo de retorno eu quero ter?

Reinvista sempre que possível

Uma boa dica é reinvestir sempre. Uma dica: separe 30% do seu faturamento mensal para dar mais uma injeção na sua campanha. Manter a conta sempre em evidência e destinando uma verba de marketing adequada à realidade da sua empresa é o que você precisa para se manter vivo no mercado e para continuar obtendo resultados cada vez mais animadores.

Se preferir não investir tanto logo na primeira oportunidade, faça isso aos pouquinhos, destine uma porcentagem menor e vá aumentando à medida que você for sentindo o impacto dessas reinvestidas no seu negócio. 5%, 10%, 20%, não importa. O que você não pode é negligenciar esse processo, que irá ajudá-lo a crescer.

Manter a conta sempre em evidência e destinando uma verba de marketing adequada à realidade da sua empresa é o que você precisa para se manter vivo no mercado e para continuar obtendo resultados cada vez mais animadores.

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Cálculos que ajudam a definir o investimento

Uma opção é botar na ponta do lápis tudo o que você pretende obter e o que precisa conquistar para justificar o investimento feito. Quanto pretende vender? Para aumentar o número de clientes, quantos leads eu preciso atrair? E quanto ao número de visitas… qual é o ideal? Quanto custará cada clique que será convertido em visita? Quantas pessoas eu quero alcançar? E por aí vai.

Responda as questões acima e defina o investimento a partir das respostas que você dará a elas. Esse valor será definido na relação da sua meta de vendas com o volume de pessoas que serão atingidas.

Acompanhe suas métricas

Esta é a melhor maneira de você ter total controle de sua campanha. Acompanhe, semanalmente, o ROI (Retorno Sobre Investimento), o CPL (Custo Por Lead), CPV (Curto Por Venda), CPC (Custo Por Clique) e outras métricas para saber os próximos passos e para garantir que todas as ações planejadas deem certo.

Veja como medir:

  • Custo por Clique (CPC) = investimento / cliques
  • Custo por Lead (CPL) = investimento / número de leads
  • Custo por Venda (CPV) = investimento / número de vendas
  • Lead por Venda (LPV) = Leads / número de vendas
  • Retorno sobre Investimento (ROI) = (retorno – investimento)/investimento

Se precisar do nosso suporte para definir a verba da campanha da sua empresa levando em consideração o seu faturamento, entre em contato conosco! A Tsuru Agência Digital vai ajudá-lo a definir o melhor para o seu negócio.