Uma das dúvidas dos empresários que veem o Facebook como canal perfeito para a ação de suas empresas diz respeito ao valor adequado a destinar às campanhas de anúncio na rede social, que é, ainda hoje, a mais relevante de todas. Esta questão é constante na vida de quem pretende fazer negócio na rede de Mark Zuckerberg ou para quem já está marcando presença por lá, mas não sabe muito bem o que fazer para crescer.
Quanto investir, afinal?
Anunciar no Facebook é, sem dúvida, um grande e importante negócio, uma vez que melhor posiciona um negócio no mercado, ajuda a atrair leads qualificados e, entre outras vantagens, aumenta o número de conversões. Todavia, assim como toda ação voltada para empresas, tais anúncios devem ser muito bem planejados para que os resultados sejam os alcançados. Quanto ao valor ideal a ser investido, informamos que não há um padrão. Isso se deve por que cada empresa tem um faturamento e um objetivo muito próprio a atingir. Sendo assim, o valor de uma campanha no Facebook pode ser muito diferente de uma empresa para outra.
O que deve ser levado em consideração?
Inicialmente, devem ser levados em consideração questões como o que se espera atingir, que tipo de alcance ter, quais pessoas impactar e de que forma isso deve acontecer. Todos esses e outros elementos devem ter um peso na hora de determinar o valor ideal para uma campanha. Outra razão que impossibilita a definição de um valor comum a todas as empresas é a realidade de cada uma delas. Não é possível fechar num valor justo para uma, com mais dinheiro em caixa, mas que não é viável para outra, com um perfil mais modesto. Para ajudar nessa definição, algumas perguntas precisam ser respondidas até que se chegue à verba possível para tal investimento: quanto eu tenho no meu caixa para investir? Quanto eu posso investir sem comprometer a rotina da minha empresa? Que tipo de retorno eu quero ter?
Reinvista sempre que possível
Uma boa dica é reinvestir sempre. Uma dica: separe 30% do seu faturamento mensal para dar mais uma injeção na sua campanha. Manter a conta sempre em evidência e destinando uma verba de marketing adequada à realidade da sua empresa é o que você precisa para se manter vivo no mercado e para continuar obtendo resultados cada vez mais animadores.
Se preferir não investir tanto logo na primeira oportunidade, faça isso aos pouquinhos, destine uma porcentagem menor e vá aumentando à medida que você for sentindo o impacto dessas reinvestidas no seu negócio. 5%, 10%, 20%, não importa. O que você não pode é negligenciar esse processo, que irá ajudá-lo a crescer.
Manter a conta sempre em evidência e destinando uma verba de marketing adequada à realidade da sua empresa é o que você precisa para se manter vivo no mercado e para continuar obtendo resultados cada vez mais animadores.
[Webinar Gratuito]
Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.
Cálculos que ajudam a definir o investimento
Uma opção é botar na ponta do lápis tudo o que você pretende obter e o que precisa conquistar para justificar o investimento feito. Quanto pretende vender? Para aumentar o número de clientes, quantos leads eu preciso atrair? E quanto ao número de visitas… qual é o ideal? Quanto custará cada clique que será convertido em visita? Quantas pessoas eu quero alcançar? E por aí vai.
Responda as questões acima e defina o investimento a partir das respostas que você dará a elas. Esse valor será definido na relação da sua meta de vendas com o volume de pessoas que serão atingidas.
Acompanhe suas métricas
Esta é a melhor maneira de você ter total controle de sua campanha. Acompanhe, semanalmente, o ROI (Retorno Sobre Investimento), o CPL (Custo Por Lead), CPV (Curto Por Venda), CPC (Custo Por Clique) e outras métricas para saber os próximos passos e para garantir que todas as ações planejadas deem certo.
Veja como medir:
- Custo por Clique (CPC) = investimento / cliques
- Custo por Lead (CPL) = investimento / número de leads
- Custo por Venda (CPV) = investimento / número de vendas
- Lead por Venda (LPV) = Leads / número de vendas
- Retorno sobre Investimento (ROI) = (retorno – investimento)/investimento
Se precisar do nosso suporte para definir a verba da campanha da sua empresa levando em consideração o seu faturamento, entre em contato conosco! A Tsuru Agência Digital vai ajudá-lo a definir o melhor para o seu negócio.