Que o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para empresas que têm como objetivo maior realizar conversões, todo mundo já sabe. Com um bom planejamento e ações bem executadas, os resultados tendem a ser os melhores possíveis. No entanto, as empresas têm também que lidar com algo que, a princípio, não representa uma ameaça, mas que merece especial atenção: os leads que não convertem.
O desafio é o seguinte: o que fazer com aqueles contatos que, passado um tempo, parecem desinteressados? Sim, há possibilidade de voltar a eles, de motivá-los e obter bons resultados.
Não é novidade dizer que para atingir esses leads, a criatividade é um elemento fundamental. Existem também algumas dicas simples que o farão conhecer mais essas pessoas a ponto de transformá-las novamente em algo, de fato, interessante para o seu negócio. Vamos a elas?
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Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.
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Livre-se da audiência comprada
É comum, para muita gente, pensar que comprar contatos pode ajudar a alavancar uma empresa. O efeito pode ser justamente contrário! O ideal é aumentar a base de leads através do conteúdo, isto é, atraindo essas pessoas de forma envolvente, original e que faça com que elas, de alguma maneira, se identifiquem com o seu negócio. As chances de leads comprados trazerem algum resultado verdadeiramente significativo é praticamente nula. Sendo assim, livre-se deles.
O ideal é aumentar a base de leads através do conteúdo, isto é, atraindo essas pessoas de forma envolvente, original e que faça com que elas, de alguma maneira, se identifiquem com o seu negócio.
Reenvie suas melhores publicações
Sabe aqueles e-mails que mais fizeram sucesso? Isso mesmo, aqueles que tiveram alta taxa de cliques e que trouxeram resultados interessantes? Reenvie-os. Esta ação irá ajudá-lo a classificar essa base de leads como forte ou fraca, isto é, se vale a pena continuar investindo nela ou não. E o que o ajudará a classificá-la de uma maneira ou de outra? Se a resposta para esta ação for um grande número de marcações como SPAM, de pedidos para deixar a lista ou se tais e-mails sequer forem abertos (saiba como aumentar a sua taxa de abertura), isso significa que essa base é ruim para o seu negócio. Agora para aqueles que responderem positivamente a esta ação, vale a pena aproveitar a oportunidade e reaquecê-los a fim de despertar novamente o interesse pela sua empresa.
Reconquiste os leads
Após atrair novamente a atenção desses contatos, o ideal, a partir de agora, é recuperar a confiança deles. De que maneira? Retomando o contato, mostrando-se mais presente na vida dessas pessoas. É recomendado, por exemplo, fazer uma pesquisa de mercado com o intuito de saber quais são os interesses delas e elaborar um e-mail baseado em seus gostos e capaz de arrebatá-las de algum modo. Ao levar às pessoas a informação que elas tanto buscam, você estará atingindo o seu objetivo de reconquistar quem realmente interessa e que, por alguma razão, esteve distante.
Tipos de e-mails para a retomada do contato
Aqui, daremos três dicas de tipos de e-mails que você pode enviar nessa nova abordagem. Cabe a você escolher qual deles melhor lhe convém: promocional (e-mails que oferecem algum tipo de vantagem, como um desconto, costumam ter uma resposta positiva); emocional (lembrar do longo período ausente e da falta que o contato faz também é interessante); pedir um feedback (aqui, cabe perguntar de que maneira você pode melhorar o relacionamento ou o serviço).
Há outras formas de abordar esse público. Há também outras dicas de como aquecer novamente esses leads que não realizaram conversão. Quer saber como? Entre em contato conosco!