Se a sua empresa investe no Inbound Marketing, você deve saber que gerar leads é função vital do time de marketing. Mas, e o que acontece depois? Atender os leads gerados pelo marketing é um dos grandes desafios das equipes de vendas e, não saber como agir diante de um Inbound Lead, pode colocar muito tempo, investimento e chance de crescimento a perder.

Não conseguir atender os leads e convertê-los em clientes faz com que muitos diretores encarem o departamento de marketing como um centro de custos para a empresa quando, na verdade, com alguns afinamentos junto ao time de vendas, ele pode se tornar um poderoso centro de receita.

Acredita que os leads gerados são quentes e que transformá-los em clientes é uma etapa que pode performar melhor? Ótimo! Neste artigo vamos falar mais sobre como atender os leads gerados pelo marketing de forma a convertê-los, então, feche as outras abas e preste atenção nos tópicos a seguir!

3 passos para atender os leads gerados pelo marketing

1. Una as equipes

Una os seus departamentos de marketing e vendas. A metodologia, conhecida como Smarketing, realiza uma espécie de acordo entre os times onde cada um entende o seu papel e tem atividades muito bem definidas.

Entender a fundo essa metodologia é assunto para outra hora, mas é importante entender que as equipes devem trabalhar juntas. Quanto mais alinhadas, melhores os resultados e, vamos combinar que estimular a competição entre equipes que trabalham pelo mesmo objetivo é uma estratégia um pouco démodé, não acha?

Além do mais, ao colocar dois times para trabalhar juntos, onde um entende como é o trabalho e as dificuldades do outro, ajuda as equipes a ficarem mais afinadas e insights interessantes podem surgir para melhorar o processo como um todo.

2. Seja rápido: não demore para interagir com o lead

Caiu o lead no colo? Nada de colocá-lo de lado e deixar para depois! Uma conversa significativa com o lead tem 7 vezes mais chance de acontecer se você entrar em contato com ele em, no máximo, uma hora, de acordo com este artigo da Harvard Business Review.

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Muito disso se deve ao fato de a lembrança que ele tem da sua empresa ainda estar fresquinha na memória. Ele acabou de cadastrar o e-mail ou baixar um material? Perfeito! Ao entrar em contato, ele saberá exatamente com quem está falando.

Um lead é uma oportunidade de negócio, não um cliente garantido e, com certeza, ele está analisando outras soluções disponíveis no mercado. Então, entre em contato antes que o seu concorrente entre!

3. Não deixe seus Inbound Leads esfriarem

Seria ingenuidade acreditar que logo no primeiro contato o negócio seria fechado, certo? Ainda mais quando falamos sobre o Inbound Marketing, que precisa de tempo e constante aperfeiçoamento para gerar os resultados esperados.

Mas também não dá para desistir na primeira conversa. Continue nutrindo seus leads com materiais relevantes e mostre-se à disposição dele e pronto para resolver qualquer problema.

Muitos também se perguntam qual a frequência de contatos como lead, mas não existe uma resposta pronta, apenas a sensibilidade do vendedor em perceber quando é ou não um bom momento, ou quando não há mesmo interesse no produto ou serviço. Lembre-se que o Inbound Marketing tem como princípio não ser invasivo, mas sim, despertar o interesse do lead, então, ligar insistentemente, além de inconveniente, pode ser um tiro no pé de toda a estratégia de atração.

Saber como atender os leads gerados pelo marketing ainda tem feito muitos vendedores quebrarem a cabeça sobre como agir com esse tipo de cliente, afinal, a abordagem não é a mesma que aquela que conhecíamos há um tempo. Mas, como falamos lá no início, nada que alguma conversa entre os setores e o treinamento correto do time de vendas não resolva!

Ainda tem dúvidas sobre como atender leads? Quer dar um up na sua estratégia de Inbound Marketing e converter muito mais? Os especialistas da Agência Tsuru têm todas as respostas! Entre em contato e descubra como otimizar os seus investimentos em marketing.