Um segmento que possui muita concorrência e a necessidade de uma diferenciação no mercado é a indústria. Inclusive, na hora de efetuar vendas, por algum tempo, ela esteve por trás apenas de um revendedor. Hoje, há ferramentas e soluções no Marketing Digital que podem trazer novas oportunidades para o time de vendas. Uma delas é a automação de marketing.

E é para falar sobre esse assunto que criamos este artigo. Nele, além de mostrarmos como fazer a automação de marketing, mostraremos alguns benefícios dela. Mas, antes de mais nada, é importante conceituar essa prática que tanto visa a ajudar o time comercial das indústrias. Continue a leitura e saiba mais!

Automação de marketing: veja o que é essa solução

Como o nome sugere, nada mais é do que a utilização de recursos tecnológicos para automatizar ações e processos referentes ao marketing. Como tem o objetivo de fazer crescer a eficiência e escalabilidade dele, enquanto mantém um relacionamento personalizado com os possíveis clientes, é bastante atrelado ao Inbound Marketing. Isso porque o intuito é fazer com que a gestão dos leads no funil de vendas seja automática, para que eles possam evoluir e efetuar a compra, sem a intervenção da equipe.

Assim, a automação de marketing serve para gerar e nutrir leads até o momento de fechar negócio, quando o cliente será conquistado. Inclusive, o recurso pode ser utilizado, também, no pós-vendas, para incentivar a retenção e gerar recomendações para os, agora, consumidores.

Dessa forma, o termo se refere às ações que são automáticas com o uso das inovações. Podemos citar o disparo de e-mails, agendamento de posts nas redes sociais e, até mesmo, o uso de chatbots nos sites.

Ainda, a automação de marketing, como mencionamos, é uma tática para estimular o engajamento por meio da tecnologia e processos estruturados. Por isso, ela é dividida em alguns tipos, como você confere na sequência.

  1. Automação da jornada do
  2. Automação de cadência de emails.
  3. Automação para prospecção ativa ― cold maile cold call.
  4. Automação de posts nas redes sociais.

Como fazer a automação de marketing e ajudar seu time comercial a gerar resultados

De nada adianta automatizar processos se, antes disso, as estratégias não estiverem bem definidas. Por isso, utilizar o Inbound Marketing é indispensável para se ter sucesso na aplicação de tarefas automáticas. Outra informação importante é que a automação de marketing tem tudo a ver com a geração e qualificação de lead. Por isso, falaremos bastante deles para explicar as três formas de gerar resultados com a automação de marketing. Confira!

1. Leads que ainda não estão prontos

Essa etapa tem o objetivo de monitorar de perto os leads com mais potencial e, caso demonstrem interesse na compra, abordá-los. Desse modo, a maior parte das empresas deixa para usar esse processo somente na hora de nutrir a base. Porém, é possível automatizar essa etapa de qualificação. Para isso, uma dica é criar uma lista segmentada com critérios que seu time comercial considera bons.

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Depois, desenvolva um fluxo automatizado. Como, se o lead entrar em uma lista, será atribuído a tal vendedor. Por último, vem a configuração de notificações. Elas avisam sempre que o usuário fizer uma conversão, como visitar um link enviado por e-mail. Assim, o responsável pelo lead poderá acompanhá-lo bem de perto e perceber quando ele está preparado para uma nova abordagem.

2. Leads que estão quase prontos

Esse é o segundo jeito de como você pode fazer a automação de marketing, aproveitando aqueles leads mais maduros e que estão demonstrando interesse. Então, utilize calls-to-action nos materiais, levando para outros produtos. Por exemplo, se você fizer uma campanha de e-mail marketing e quer entregar um e-book para seu lead, convide-o para baixá-lo.

Muitas empresas, nessa etapa de qualificação de leads, criam fluxos de nutrição, inserem os possíveis clientes nele e relacionam-se com aqueles que responderam ao CTA. Então, configure relatórios para fazer o monitoramento das ações desses possíveis clientes.

3. Leads que estão prontos

Essa etapa é mais simples e exige velocidade. Aqui, o lead já está pronto para a compra e demonstrou isso pelas conversões que fez. Então, você precisa abordá-lo o quanto antes.  A automação de marketing facilita nesse processo de conquista do lead. Isso porque diminui as etapas do processo de passagem e acelera as ações, economizando tempo e trabalho.

Uma sugestão é criar uma segmentação com os leads que demonstraram interesse pelo seu produto. Depois, desenvolver um fluxo automatizado, por exemplo, se o possível cliente entra nesta lista, você deve atribuí-lo a um vendedor, que será o responsável por esse lead. Por último, configure as marcações de oportunidade e envie-as para o seu software de CRM, diretamente para o vendedor responsável por esse futuro cliente.

Bônus: dica para você fazer a automação de marketing da melhor forma

Para ter sucesso na automação de marketing do seu negócio, utilize um software desenvolvido especialmente para isso. Estamos falando do RD Station Marketing, uma solução que pertence à TOTVS e que foi criada pela Resultados Digitais. Ela é a ferramenta mais utilizada na América Latina e proporciona vários benefícios para as empresas. Entre eles, a plataforma unifica dados de desempenho das estratégias do marketing digital e tem o objetivo de resolver diversas necessidades do time comercial.

Desde 2015, a Agência Tsuru é uma parceira estratégica da plataforma. E nos anos de 2019 e 2020, ficamos entre as Top 10 agências do Prêmio Agências de Resultados, na categoria Melhor em RD Station Marketing.

Neste artigo, você viu como fazer a automação de marketing e ajudar seu time de vendas. Aproveite e leia, também: Kit básico de Marketing digital para Indústria: você precisa estar nesses canais, um material que ajudará, também, a sua equipe a ter mais oportunidades.