Uma instituição de ensino com autoridade online tem respeito e confiança do público. É aquela que tem certeza do que fala. E isso é um grande diferencial competitivo, pois faz com que você seja reconhecido como uma referência na sua área de atuação. Por isso, seu conceito está atrelado à facilidade com que o seu negócio é encontrado na internet.
Dessa forma, por exemplo, as empresas mais bem posicionadas no ranking de buscas do Google, geralmente, são as que mais passam a ideia de autoridade online. É claro que essa é apenas uma hipótese, porque esse conceito vai além de estar em primeiro lugar! É preciso compartilhar um conteúdo rico, de valor e que conquiste a confiança daquele que o está consumindo.
Neste artigo, falaremos um pouco sobre como construir uma autoridade online por meio do marketing de conteúdo. Além disso, traremos algumas dicas para você começar o quanto antes a aplicar na sua estratégia da sua instituição de ensino. São elas:
- Foco no público-alvo;
- Invista em marketing de conteúdo;
- Utilize técnicas de SEO.
Continue a leitura e saiba mais!
Conheça a importância de ser uma autoridade online
Ter uma autoridade online é muito importante para sua instituição de ensino. Isso porque ela será reconhecida como referência, como mencionamos. Assim, poderá gerar mais conversões, maior engajamento do público, visitas em suas plataformas virtuais e, claro, matrículas.
Dessa forma, a autoridade online gera um grande impacto positivo para seu negócio. Ela dá o destaque que você precisa para se sobressair perante os demais. E para ter esse status de referência no assunto, sua instituição deve pôr em prática as dicas que apresentaremos mais adiante.
Veja como construir a autoridade online
Para ser destaque no ambiente virtual e ser uma autoridade online, é preciso realizar algumas tarefas. Preparamos, para este artigo, 6 dicas do que você deve fazer para que sua instituição seja uma verdadeira referência, quando o assunto for ensino. Acompanhe na sequência.
1. Foco no público-alvo
Para construir uma autoridade online, assim como em outras ações de marketing, é imprescindível conhecer o público-alvo. Isso porque é para eles que são direcionados os seus conteúdos. Em uma instituição de ensino, encontramos quatro possíveis interesses: alunos, seus pais, possíveis alunos e seus respectivos responsáveis.
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Sabendo quem é o seu público, você poderá criar sua persona. Ela é desenvolvida com base em dados de dores do público, assim como sua motivação, problemas e necessidades. Afinal, esses são os gatilhos para consumo. Sabendo disso, será possível trabalhar de forma estratégica e com conteúdos que estarão focados nesses requisitos.
Quer entender mais sobre esse assunto? Então leia o artigo Buyer persona: o que é e por que criar para a sua empresa? Nele você conseguirá saber exatamente do que se trata esse mapeamento do perfil do consumidor da sua instituição.
2. Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo ajuda as instituições a abordarem temas relacionados ao seu negócio. Isso é feito de maneira gradual, sem oferta direta. Para isso, é necessário disponibilizar postagens em blogs e redes sociais que tirem as dúvidas da sua persona. Assim, poderá gerar um grande fluxo de acessos, interesses, geração e conversão do lead.
- Leia também: Como gerar Leads com o Instagram? Confira as 4 dicas.
Por meio desse conteúdo, é possível educar seus visitantes e envolvê-los com seus materiais e, por fim, realizar a venda. No caso de uma instituição de ensino, o resultado final é a conversão em matrícula, por exemplo. Temos um artigo onde será possível entender melhor sobre esse tema: Marketing de conteúdo e Interação: por que eles são tão essenciais para instituições de ensino?.
3. Utilize técnicas de SEO
Você já ouviu falar em Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para Mecanismos de Buscas? Bom, nada mais é que um grupo de técnicas que são aplicadas em páginas para que elas sejam encontradas mais facilmente pelos sistemas de buscas. Um site que deseja ser bem posicionado no Google, Yahoo, Bing e demais mecanismos de pesquisas deve aplicar algumas práticas para se destacar.
Por exemplo, o Google, avalia diversos aspectos, que vão desde o design até as palavras-chave mais buscadas pelos usuários para determinar a relevância de uma página. São mais de 200 práticas de SEO que são levadas em consideração e os mecanismos de pesquisa, constantemente fazem suas atualizações. Entre elas, podemos citar a inserção da palavra-chave na URL do site, velocidade de carregamento da página e a compatibilidade com dispositivos móveis.
Mas, quanto ao conteúdo em si, é importante ter um texto autoral, que trabalhe as palavras-chave de forma natural e que mantenha uma linguagem adequada ao público. Além disso, é indicado que as sentenças não contenham mais que 20 palavras. Outra prática importante é utilizar links internos e externos durante a escrita. Um exemplo de material que aplica essas técnicas está aqui, bem diante de seus olhos. Este artigo respeita as práticas de SEO, assim como todo o material do nosso blog.
- Entenda um pouco mais sobre isso, lendo: SEO: saiba o que é otimização de sites e como funciona.
No artigo de hoje, você pôde entender a importância de construir a autoridade online e como isso pode ser feito no seu negócio. Aproveite e leia também sobre outra estratégia indispensável: Por que a Tsuru recomenda a metodologia de Inbound Marketing para o setor de ensino?