A jornada de compras nada mais é que o caminho que o cliente percorre desde o primeiro contato com a sua marca até o fechamento da venda. O conceito é fácil de entender, mas se não estiver bem amarrado a uma estratégia coerente de Inbound Marketing, pode significar muito esforço e investimento em vão.
Quem já deu os primeiros passos no Inbound Marketing sabe a importância do conteúdo, mas nunca é demais frisar: é ele, o conteúdo, o responsável por tudo, desde captar a atenção do prospect até convencê-lo de que escolher o seu produto ou serviço é o melhor a se fazer. E é o conteúdo quem irá dizer ao seu futuro cliente qual o próximo passo a se tomar, fazendo com que ele caminhe pela jornada de compras.
Muitas empresas de tecnologia se perguntam como é a jornada de compras para esse setor. E nós temos uma boa notícia para quem é do ramo. Continue lendo que logo você irá entender do que estamos falando!
As quatro etapas da jornada de compras
Cada negócio tem as suas particularidades, o que leva muitos diretores de marketing e CEOs a se questionarem se as estratégias ditadas pelo o mercado são mesmo eficazes para o seu negócio. O que muitos não consideram é que as regras podem ser as mesmas para todo mundo, mas são as maneiras de colocá-la em prática, com os dados específicos da sua empresa, que irão conduzir e ajustar as estratégias.
A jornada de compras é um ótimo exemplo disso: as quatro etapas são as mesmas para empresas de tecnologia, indústria, educação… O que muda mesmo é a forma que você vai conduzir a caminhada de acordo com a sua buyer persona.
Mas, falando agora da jornada de compra propriamente dita, é bom frisar que alguns autores, inclusive no curso de Inbound Marketing fornecido pela HubSpot, consideram apenas 3 etapas, que são: conhecimento do problema, consideração da solução e decisão da compra. Porém, é bastante comum a utilização de um modelo um pouco mais complexo (e, consequentemente, mais detalhado) da jornada de compras. Acompanhe abaixo.
1. Aprendizado e descoberta
Este é o primeiro contato entre a sua empresa e o prospect, é o momento em que você deve chamar a atenção dele. Como? Com conteúdo de qualidade. Vamos supor que você venda softwares de gerenciamento. Qual tipo de conteúdo a sua buyer persona precisa para entrar em contato com o seu conteúdo? Como atrair o clique ― e a leitura ― dela?
Supondo que você já passou pela construção do Perfil de Cliente Ideal e deu à sua persona nome, idade e uma vida fictícia, e determinou que o cliente que você precisa atingir é um pequeno empresário, você precisa primeiro fazer com que ele se interesse pelo seu material.
Um conteúdo que pode atrair a sua buyer persona pode ser “5 dicas práticas para manter o seu estoque em ordem”. Isso faz com que ele perceba que organização é necessária, pode potencializar seus lucros e se interesse por mais materiais a esse respeito.
[Webinar Gratuito]
Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.
Agora, é hora de levá-lo ao próximo passo.
2. Reconhecimento do problema
A persona percebeu que é importante manter o estoque organizado e ter um rígido controle sobre ele vai fazer com que seus custos sejam menores. Agora, é hora de mostrar que o negócio dele tem um problema. Mostrar isso faz com que ele se interesse em buscar uma solução.
Uma forma de mostrar o problema nesta etapa, seguindo o exemplo acima, seria “Saiba como o mau gerenciamento do estoque pode comprometer o seu crescimento”. Antes, ele sabia que precisava manter organizado, agora ele percebe que pode perder dinheiro ao negligenciar o gerenciamento.
3. Consideração da solução
Pode ter certeza de que a sua buyer persona não vai ficar impassível diante de um problema que pode afetar os seus negócios. Então, é hora de considerar a solução. Nesta etapa, ele irá buscar algumas das soluções disponíveis no mercado, então, faça isso por ele.
Uma boa maneira é fazer reviews e comparações entre produtos. Dessa forma, você oferece conteúdo e apresenta o seu produto ou serviço ao cliente. Um bom exemplo de conteúdo seria: “Conheça os 3 melhores softwares de gestão do mercado”.
4. Decisão de compra
Um fator que não comentamos antes, mas que vem a calhar agora é: respeitar a jornada de compra e produzir conteúdo adequado e informativo são ótimas maneiras de gerar autoridade para o seu negócio. E isso é decisivo nesta etapa, onde o prospect está pronto para fechar negócio.
Agora, você pode se vender sem medo! Faça conteúdo com foco nos benefícios que só a sua empresa oferece, como o potencial cliente percorreu toda a jornada de compra, ele está aberto a este tipo de material.
Estruturar uma jornada de compras para empresas de tecnologia não tem muito segredo, assim como qualquer empresa é preciso seguir e respeitar as etapas da jornada, oferecer conteúdo de qualidade e focar no que a sua buyer persona espera encontrar em cada passo que avançar. Uma boa forma de saber o que fazer em cada etapa é conversar com os seus leads e com seus melhores clientes, entenda quais eram suas dúvidas e que tipo de material eles consideram importante.
Investir no Inbound Marketing tem feito a diferença para muitas empresas. Se você também quer entender melhor como transformar conteúdo em novos clientes, entre em contato com os especialistas da Agência Tsuru!