Se você teve acesso à internet neste mês de julho, é muito provável que tenha ficado sabendo que o Instagram agora oculta o número de curtidas dos usuários, certo? E muitos têm ficado com dúvidas sobre como essa mudança pode impactar as ações na rede. Afinal, se as curtidas eram uma das métricas para saber qual publicação chamou mais atenção de sua audiência, como que a sua empresa vai saber qual post tem mais chances de gerar leads?
Hoje, nós vamos te explicar direitinho essa história e, mais que isso, te ensinar a gerar leads como um profissional (spoiler: as curtidas já eram chamadas de métrica de vaidade muito antes do burburinho em torno delas)! Ao final desse artigo você vai estar preparado para implementar 4 dicas poderosas para gerar mais leads para o time de vendas. Então, continue a leitura!
O fim das curtidas no Instagram: qual o impacto no seu negócio?
Antes de mais nada, vamos falar sobre o anúncio que agitou o mercado digital: o fim das curtidas do Instagram, anunciada no dia 17 de julho. Os testes começaram no Canadá em meados de maio e, agora, chegaram ao Brasil, pegando muita gente de surpresa. Na verdade, as curtidas continuam existindo, mas só o dono do perfil têm acesso aos números. Você sabe quantas curtidas seu post teve, mas nenhum seguidor seu tem acesso a esse número.
O motivo, segundo a rede de Mark Zuckerberg, é que “não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram”, de acordo com nota divulgada. Diminuir o clima de competição, faz com que as pessoas se concentrem mais no conteúdo!
A gente sabe que existem vários estudos que ligam o uso do Instagram a sentimentos de ansiedade, baixa autoestima e depressão, mas também sabemos que esse não deve ter sido o único motivo para uma mudança que impacta tantas pessoas, afinal, a “indústria dos likes” movimenta muito dinheiro.
Os likes, como a gente falou acima, para empresas, significam vaidade. De fato, para influenciadores, essa era uma métrica importante, mas, para quem quer vender com a ferramenta, pouca coisa vai mudar. Like não vende; like não engaja; like não gera receita ― nem para você, nem para o Instagram.
Ao esconder o número de likes dos seguidores, as páginas agora precisam gerar engajamento, precisam de comentários e marcações para se manterem ativas no feed, uma vez que as curtidas afetavam diretamente no alcance das publicações. Desta forma, a plataforma estimula o uso de posts e stories patrocinados e, claro, monetiza.
4 dicas para gerar leads com o Instagram
Agora que você já entendeu que a ocultação de curtidas é, na verdade, um empurrãozinho para estreitar as relações com seus seguidores, nós vamos te mostrar como fazer ele dar um passinho a mais e deixar de ser um visitante para se tornar um lead.
1. Insira um link (ou vários) na bio
“O link está na bio”. Quantas vezes você já leu essas cinco palavras? Apostamos que muitas! E, por mais clichê que possa parecer, essa estratégia funciona. Como o Instagram não permite links em legendas, essa é uma forma de direcionar seus seguidores para uma landingpage ou uma página específica.
Dica de ouro: para não ter que ficar atualizando o link a cada ação ou página que deseja receber visitas, a ferramenta Linktree permite que você coloque vários links em um só! Ao clicar neste link contido na bio, é aberta uma página onde irão constar todos os links.
2. Dê atenção ao Instagram Stories
O Instagram Stories já ganhou um post só para ele aqui no blog. Nele, existe a possibilidade de você criar um story e vincular a uma landingpage. Sabe aqueles stories que têm a mensagem “arraste para cima”? É deles que estamos falando.
Anunciar nos stories também é uma ótima ideia, caso você tenha verba de marketing para investir na estratégia. Eles são inseridos entre stories e, por isso, tem uma alta taxa de visualização.
3. Invista em anúncios patrocinados
Esse também já deve ter passado pelo seu feed: posts que contém uma CTA (calltoaction) incentivando o usuário a “saber mais”. Já na postagem há um link que direciona para um formulário, onde você pede pelos dados que mais lhe interessam.
A plataforma de anúncios do Instagram é integrada à do Facebook e permite segmentar o público que será atingido com precisão.
4. Dê um comando
Sabe a calltoaction que falamos agora mesmo? Elas podem ser grandes aliadas na hora de gerar leads com o Instagram. Elas são bem o que a tradução literal nos diz: chamadas para a ação. “Baixe”, “Confira”, “Acesse”, e outros verbos no imperativo servem para que você direcione o usuário a tomar uma atitude (as CTAs também são bastante comuns em landingpages). Se você quer que o usuário execute uma ação, peça isso a ele.
Mesmo depois dessas dicas, é bom sempre reforçar: o Instagram é uma rede social de apelo visual. Então, não adianta encher seus seguidores de comandos, links e oportunidades via stories se o visual não for atrativo, certo? Ele é uma ótima ferramenta para gerar leads, mas é sempre bom ter em mente as particularidades da rede.
Agora, se você quer uma estratégia personalizada para gerar leads com o Instagram, entre em contato com a gente! O nosso time de especialistas está pronto para ajudar a aumentar as suas vendas.