Para acompanhar as mudanças que vêm acontecendo na sociedade, como a transformação digital, as instituições de ensino mudaram a forma de se posicionarem frente ao seu público. Com as pessoas mais presentes em ambientes virtuais, dispositivos como o smartphone ganharam mais importância em nosso dia a dia. Por isso, é muito importante se posicionar virtualmente. É nesse momento que seu negócio educacional deve contar com o marketing digital que, além de mostrar sua marca, ajudará na retenção de alunos.
E estar na internet apenas por estar é um grande erro. Deve-se contar com um planejamento estratégico, que definirá qual rumo sua comunicação terá no virtual. Para lhe ajudar, preparamos este artigo. Além de explicarmos como o marketing digital melhora a sua taxa de retenção de alunos, mostraremos alguns erros e acertos ao executá-lo. Continue a leitura e saiba mais!
Como o marketing digital melhora a retenção de alunos na sua instituição de ensino
Quando falamos em instituição de ensino, é primordial ter em mente que ela conversa com dois públicos: o influenciador, que geralmente é o aluno, e o decisor, que são os pais. Então, é indispensável ter uma estratégia digital. Porque, por meio dela, você poderá conversar com suas personas. Também, se posicionará e poderá compartilhar suas diretrizes e ideais, além de conteúdos relevantes, fazendo sua instituição se tornar uma autoridade no assunto. Tudo isso, influenciará na captação de novos alunos e fidelização daqueles que já fazem parte da instituição.
E a retenção de alunos proporciona, até mesmo, mais economia à escola ou à universidade. Uma célebre frase dita por Philip Kotler, considerado o pai do marketing, diz que: “Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual“. Ou seja, captar um novo aluno mexe mais no orçamento do que manter aqueles que já estão matriculados.
O marketing digital ajuda nesse processo de retenção, por meio de suas ferramentas e estratégias. Não só por meio do conteúdo, mas, por exemplo, utilizando serviços básicos on-line, sempre focando na experiência do aluno. Quanto mais próximo ele se sentir da instituição, melhor será sua vivência.
Já quando mencionamos o ensino superior, com uma boa estratégia de marketing digital, é possível atuar na retenção e acompanhamento de alunos e ajudar a melhorar a nota da instituição junto ao MEC. Afinal, a Portaria Normativa nº 8, do Ministério da Educação estipula o Indicador de Trajetória dos Estudantes como fator do cálculo que define a qualidade dos cursos. Esse indicativo considera o número de egressos, de ingressantes e de permanência.
Ainda, o marketing digital permite que a organização fique presente durante todo o ano na rede, e não somente em campanhas de matrículas. Outra vantagem que proporciona é a criação de um relacionamento com quem acompanha seu negócio.
Erros e acertos de instituições ao usar o marketing digital
Como você viu, é muito importante contar com um planejamento estratégico de marketing digital para melhorar a retenção de alunos. Não basta apenas ter uma lista de e-mails e disparar mensagens. Até porque, agora, com a nova Lei Geral de Proteção de Dados, é preciso ter consentimento das pessoas. Para ilustrar melhor, na sequência, mostraremos alguns erros cometidos pelas instituições e, depois, 3 acertos.
3 erros do marketing digital para instituições de ensino
O primeiro, que nem listamos, sem dúvidas é a execução de ações, sem ter um planejamento de marketing. Isso irá fazer com que sua instituição cometa outros erros, como:
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Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.
1. Não conversar com a sua persona
Ao definir uma estratégia de marketing, será identificada a sua ― ou suas ― buyer personas. Ela quem dita o tom que sua comunicação terá, quais canais serão utilizados e a frequência dos contatos. E é preciso ter atenção a isso, porque, nas escolas, geralmente, a persona se divide em influenciador (o aluno) e o decisor (os pais).
2. Não estabelecer e acompanhar métricas
Deixar de definir os indicadores de desempenho é outro erro do marketing digital. Determinar quantos leads você quer gerar, quantas conversões etc., são algumas métricas básicas a serem pré-estabelecidas. Acompanhá-las regularmente é tão importante quanto institui-las. Afinal, assim será possível saber se sua estratégia está dando certo e, caso não, o que mudar.
3. Atrair, mas não fazer a conversão de alunos
Não basta apenas contar com ações que atraiam os leads, é preciso converter em matrículas. Por isso, produzir um conteúdo de qualidade, que mostra autoridade no assunto, além de expor sua presença on-line, ajudará a conquistar mais alunos. Afinal, realizar campanha de marketing apenas em época de matrícula, como muitas instituições fazem, não transmite, diariamente, os valores da sua marca no digital.
3 acertos do marketing digital para instituições de ensino
Agora que você viu 3 erros do marketing digital e que não ajudam na retenção de alunos, separamos 3 práticas que são verdadeiros acertos. Confira e, se você ainda não as faz, comece o quanto antes.
1. Invista em Inbound Marketing e conteúdo
O marketing de atração é excelente para criar conexões e traz bons resultados para as instituições de ensino. Ele as ajuda a se aproximarem de suas personas, pois têm foco na construção do relacionamento e educação do prospect. E o conteúdo de qualidade, coerente e planejado, fará com que sua estratégia dê resultado.
2. Foque no mobile
Muitas pessoas acessam a internet pelo smartphone, especialmente os jovens. Tanto que, conforme a 31ª edição da Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, há 242 milhões desses dispositivos no Brasil. Tanto que já é um fator de ranqueamento do Google, sites que sejam responsivos e adaptados para o mobile.
3. Conte com um especialista
Como o marketing digital deve ter constância, é preciso que pessoas estejam à disposição para realizar, com eficiência, a estratégia de comunicação. Por isso, um acerto é contar com um parceiro especialista no assunto, como é o caso da Agência Tsuru.
Viu como o marketing digital pode ajudar na retenção de alunos na sua instituição de ensino? Caso tenha alguma dúvida, deixe-a aqui nos comentários. E aproveite para ler Marketing educacional: o que as instituições estão fazendo para estarem mais próximas à nova geração.