Já havíamos falado aqui sobre novo mercado, novo consumidor e novas estratégias que as empresas devem adotar para que suas ações tragam retornos positivos no ambiente online. Fatores como qualidade do produto ou serviço, hábitos de consumo do público e o valor do que é comercializado pesam muito na decisão de compra, mas há também um outro elemento que não pode ser esquecido: a forma como o conteúdo vai ser apresentado.
Em outro post, chamamos a atenção para a importância da comunicação das marcas na Internet, sobretudo nas redes sociais. Um conteúdo relevante, envolvente é parte vital para o sucesso de quem se propõe a intensificar as ações digitais. Não é novidade dizer que para vender a imagem de uma empresa neste universo um grande investimento em publicidade deve ser feito.
A publicidade tradicional já usava o recurso da emoção para chamar a atenção e conquistar a preferência das pessoas. A diferença é que agora se ampliaram os canais. Hoje, é possível espalhar ainda mais a comunicação da empresa e estar cada vez mais em contato com as pessoas que se identificam, consomem e querem estar por dentro de tudo o que ela tem a dizer.
Desde que as plataformas digitais e as redes sociais passaram a fazer parte da rotina das empresas, o relacionamento entre marca e público precisou se adaptar a este cenário. Vale dizer também que, a cada dia, mais novidades surgem e é preciso estar muito atento para não ficar para trás e não perder a oportunidade de conquistar e fidelizar o público.
Que tipo de conteúdo as pessoas querem receber?
Google, TNS e Ogilvy realizaram, em parceria, uma pesquisa que apresentou as necessidades dos consumidores. O resultado foi o seguinte: num universo de 2.458 pessoas consultadas, 73% disseram que marcas que trazem informações úteis em suas campanhas publicitárias tendem a ser mais envolventes. 70%, por sua vez, afirmaram que uma empresa que opta por evidenciar a paixão e o interesse dos consumidores por ela se destaca. Princícios e valores nas campanhas são aspectos muito valorizados por 64% dos consumidores entrevistados. Marcas que compartilham notícias e informações em suas ações conquistam 63% deles. Por sua vez, 57% criam laços com marcas que mantêm uma relação emocional com o seu público. Para saber mais detalhes desta pesquisa, clique aqui e leia o artigo (em inglês).
Para trabalhar com as emoções das pessoas é necessário conhecer o público e identificar, entre outras coisas, que tipo de apelo deve ser explorado para conquistá-lo. A publicidade tradicional já faz isso há um bom tempo. Resta saber se a sua empresa tem se empenhado para conquistar o público tanto no online quanto no offline.
Os dados da pesquisa citada acima vão ajudá-lo a determinar de que maneira a sua empresa vai se comunicar de agora em diante. Entre em contato conosco e saiba como a sua marca deve se comunicar levando em consideração as preferências do público.