Alguns indicadores são determinantes para confirmar o sucesso de uma ação no ambiente digital. O Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é, hoje, o maior deles. Sem dúvida. Mais do que o aumento de vendas que, durante muito tempo, foi o maior indicador de campanhas bem sucedidas, o CAC é atualmente um dos mais relevante para as empresas.
O que é Custo de Aquisição de Cliente (CAC)?
Trata-se, basicamente, do custo de cada novo cliente para uma empresa. Para se chegar a ele, não tem mistério: basta pegar o total investido em marketing (e em vendas) e dividir pelo total de novos clientes conquistados no período em questão. Em que pesa o CAC nesse cálculo? É simples. Quanto menor for o custo de cada cliente, melhor, isso por que, a partir do momento em que esse valor se reduz, significa que a empresa começou a aumentar o faturamento e a lucratividade, dependendo do ticket médio.
O que fazer para reduzir esse custo?
Uma maneira de reduzir tal custo é aumentando o número de novos cliente, de modo que impacte no custo unitário. Como conseguir isso, afinal? Apostando na força e na eficácia do Inbound Marketing, isto é, em ações que mirem o público-alvo de maneira estratégica, a fim de elevar consideravelmente a taxa de conversões. Investir em ações que visam atrair mais clientes novos é a mais eficaz estratégia para reduzir o CAC.
Investir em ações que visam atrair mais clientes novos é a mais eficaz estratégia para reduzir o CAC.
Em que investir?
Basicamente nos elementos que caracterizam o Inbound e que elevam as taxas de conversão. São eles:
1. Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo consiste em produzir conteúdo de qualidade e relevante feito para educar, informar ou entreter um futuro ou atual cliente. Dessa forma, a estratégia auxilia em toda a jornada de compra e ainda gera mais visibilidade e autoridade para a marca. Faz parte dessa estratégia também adotar as palavras-chaves certas e que são as mais fortes para indexar os canais da sua empresa (blog, site, etc) em posição privilegiada nos mecanismos de busca, aumentando assim o número de visitantes do seu site que podem se tornar clientes.
2. Otimização de Conversão
Que tipo de anúncio mais converte com o público de sua empresa? Faça esse levantamento, realize alguns testes A/B e identifique o que gera mais resultados positivos.
3. Marketing de relacionamento
Outra maneira de reduzir o CAC é investindo no marketing de relacionamento. Mostrar a sua empresa constantemente presente e apta a apresentar as melhores soluções é uma das mais eficazes maneiras de se aproximar do público e de encantá-lo. Estabelecer uma conversa agradável e personalizada, bem como uma relação de confiança com o público são algumas das mais inteligentes estratégias para quem tem como meta conquistar novos e fiéis clientes.
4. Pós-venda
Novo cliente conquistado, venda finalizada, trabalho encerrado, certo? Errado. Investir no pós-venda é importante para zelar pela permanência dessas pessoas. Realizar pesquisas de satisfação e colocar-se à disposição a qualquer hora são ações de pós-venda que contam pontos preciosos para as empresas e que, claro, aumentará o número de indicações para novos clientes.
Quer conversar mais detalhadamente sobre o CAC da sua empresa? A Tsuru aguarda o seu contato.