Empresas SaaS têm a tecnologia no seu core business. Mas, nem sempre, toda a inovação dos softwares desenvolvidos se aplica ao marketing. Ao analisarmos o mercado de startups, dá para entender por que isso é tão comum: até novembro de 2020, US$ 2,87 bilhões foram investidos em startups brasileiras. Com esse potencial, é natural que o foco do negócio esteja no aprimoramento do serviço. Entretanto, é necessário que se tenha uma máquina de geração de leads B2B para atrair novos parceiros e garantir a sustentabilidade das operações.
É difícil encontrar quem, nesse segmento, ainda resista às ações de marketing digital. A importância de se posicionar digitalmente já parece estar clara para a maioria dos gestores, mas acompanhar ― e implementar ― as tendências nem sempre é fácil. Por isso, neste artigo, trouxemos 5 pontos de atenção para empresas SaaS que querem ganhar espaço no on-line. Acompanhe!
Tendências para empresas SaaS que se consolidaram para 2021
É claro que quando falamos em digital, precisamos considerar que esse é um cenário de mudanças rápidas e frequentes. Por outro lado, algumas estratégias que ainda estão em voga já não são uma novidade. Estamos falando do Inbound Marketing e do Marketing de Conteúdo, duas vertentes que, juntas, ajudam a posicionar o negócio e a construir um relacionamento com o público. Elas são tão poderosas que, como você verá na sequência, a aplicação de todas as tendências se encaixam perfeitamente nesses conceitos.
- Marketing de conteúdo: eduque e qualifique leadspor meio de conteúdos que sejam valiosos para a buyer persona. Ótima estratégia para quem atua no mercado B2B, onde o ticket médio é mais alto e as decisões, dificilmente, são tomadas por impulso. Adotá-lo auxilia, também, na construção de autoridade para a marca.
- Inbound marketing: engloba uma série de ações que visam a atrair o cliente. É dividido em etapasque vão desde a forma de conquistar a atenção do público, nutrir e qualificar os leads, além de uma análise de resultados mais estruturada, com previsibilidade de crescimento.
Essas duas estratégias digitais continuam em alta. Na verdade, elas já mostraram que não sairão de cena tão cedo e que muitas das tendências que chegaram, vieram apenas para complementá-las. Abaixo, você confere 3 formas de “turbinar” o marketing digital de empresas SaaS.
O que esperar para o próximo semestre de 2021
O WhatsApp com ainda mais espaço
Os meios de atendimento vêm mudando. E para instituir uma comunicação eficiente com a buyer persona, é preciso estar disponível nos canais que ela mais usa. Foi para suprir essa necessidade de um contato mais ágil e personalizado que o WhatsApp se mostrou uma ferramenta imprescindível. Tanto que, em 2018, o app lançou, também, sua versão Business.
As empresas SaaS estão se adaptando a essa realidade, buscando formas de integrar suas soluções ao aplicativo de mensagens. Quando utilizado sob a ótica do marketing digital, ele possibilita um poderoso canal de interação e suporte com clientes e prospects.
O mobile em primeiro lugar
Em 2020, o número de acessos a sites via mobile cresceu 3,26%, de acordo com informações da Anatel. Parece pouco? Na realidade, esse percentual representa um total de 234 milhões de pessoas dando preferência ao smartphone em detrimento ao desktop. No segundo semestre do ano passado, foi a primeira vez que o mobile registrou crescimento desde 2015. Mas, a partir de julho, todos os meses mostraram aumento em relação ao anterior.
O Google já antevia essa tendência e, desde 2017, adotou a regra do mobile first. Ou seja: sites que sejam projetados pensando no mobile ganham pontos na hora do ranqueamento nos resultados de busca. E isso tem tudo a ver com marketing! Afinal, com os usuários tendo contato via celular, as estratégias devem ser adaptadas a esse canal.
Data-driven marketing
Empresas Saas são totalmente orientadas por dados. O data-driven marketing também. Tanto que esse é um conceito cada vez mais explorado por negócios de todos os segmentos. Aqui, vale o mesmo que para todas as outras aplicações do uso de dados: eliminar achismos e, principalmente, embasar a tomada de decisão.
Um levantamento da Certain mostrou que empresas que investiram nesse modelo baseado em dados tiveram um aumento de 10% a 20% no ROI. Isso mostra como as ações são muito mais assertivas quando o feeling é deixado de lado e informações concretas ganham espaço.
Essas são as principais tendências do marketing digital que esperam por empresas SaaS ainda neste ano:
- inbound marketing;
- marketing de conteúdo;
- WhatsApp com ainda mais espaço;
- o mobile em primeiro lugar;
- data-driven marketing.
Como você pôde perceber, elas vão desde as ferramentas utilizadas na hora de prestar suporte ao prospect até a estratégia que será adotada a depender do canal utilizado, como no caso do mobile. De fato, o marketing digital tem diversas frentes, mas isso não é, de maneira alguma, um problema! Entender como atuar em cada uma delas abre uma grande variedade de ações que podem ser adotadas na hora de se posicionar.
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