Nunca houve um momento tão favorável para as empresas SaaS como agora. Para se ter uma ideia, até o fim de 2021, é esperado que os serviços de Nuvem Pública movimentem um total de US$ 304,9 bilhões. Isso representa um crescimento de 18,4% em comparação ao ano anterior, segundo pesquisa da consultoria Gartner. Dentre os segmentos, o Software as a Service segue sendo o maior, com previsão de mobilizar US$ 117,7 bilhões. Entretanto, tantas expectativas também tornam o cenário cada vez mais disputado.
Afinal, é inegável que esse mercado exige um posicionamento diferente de outros negócios B2C. Para ser sustentável, a SaaS deve conquistar o usuário todos os meses, gerar valor e justificar o investimento recorrente. Conciliar essas demandas faz com que muitos enxerguem o marketing para esse setor uma dificuldade. Mas a Agência Tsuru vê isso como uma ótima oportunidade.
Neste artigo, você entenderá melhor como fortalecer a sua SaaS com uma estratégia que já vem dando resultados expressivos nesse mercado: o Inbound Marketing. E, também, saberá como a Agência Tsuru atua para levar as tendências do marketing digital para empresas SaaS. Acompanhe!
Inbound Marketing: por que esse modelo é ideal para o mercado SaaS?
O próprio crescimento do mercado SaaS mostra uma mudança no comportamento do consumidor. Hoje, já não se convence o cliente de que é necessário adquirir e instalar um software no seu computador. Muito menos, que ele deve utilizá-lo durante todo um ano, gostando ou não! A nuvem já é conhecida e amplamente utilizada ― ainda mais após a migração de muitas empresas para o home office. Então, naturalmente, o consumidor já espera mais da argumentação das tech bussiness.
O Inbound Marketing é uma metodologia que acompanha esse movimento. Traduzido como “marketing de atração”, propõe, justamente, isso: fazer com que o cliente se sinta atraído e opte pelo serviço. Então, ele é diferente do modelo tradicional, onde preço e benefícios são a principal, e muitas vezes a única, “isca”. No Inbound, o propósito é nutrir o prospect com conteúdo relevante e que agregue, de fato, algo na sua rotina. A conversão é, na verdade, consequência da geração de valor durante a jornada de compra.
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Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.
Essa metodologia se utiliza de diversas frentes do marketing digital que são parte do dia a dia da buyer persona. Redes sociais, mecanismos de busca e mídias sociais são só alguns exemplos. A partir desses canais, o conteúdo gerado atinge um público qualificado e o educa ao longo do funil de vendas, levando as oportunidades certas para o time de vendas.
Mas e como o Inbound Marketing pode fortalecer sua SaaS?
Agora que você já entendeu um pouco sobre a metodologia, confira 4 ações que são possíveis com o Inbound Marketing, ao contrário do modelo tradicional:
- permite explorar melhor os seus diferenciais: existe um módulo novo no seu serviço? Um blogpost, informando a novidade, ensinando a usar e um tutorial em vídeo servem tanto para a manutenção da estratégia, gerando conteúdo relevante, como são muito mais interessantes para o usuário que um simples banner;
- gera leads qualificados: o seu time comercial terá muito mais material para converter. Até eles chegarão apenas os leadsque estão, de fato, interessados na sua SaaS. Além disso, deixar a parte educativa para o Inbound libera a equipe para prestar mais atenção a quem já é cliente;
- acompanhar de perto os resultados das ações: esse modelo é totalmente data-driven. Assim, dá para saber o que está funcionando e os pontos que precisam ser melhorados, sem precisar esperar as campanhas finalizarem para conhecer os resultados;
- reter assinantes e escalar vendas: para quem depende de uma mensalidade, todos os meses devem ser encarados como uma nova conversão. O Inbound faz com que aqueles que já utilizam o serviço sigam em contato com a empresa.
Como a Agência Tsuru pode ajudar a potencializar os resultados da sua SaaS?
A Agência Tsuru, que completou 9 anos de experiência no mercado digital em junho deste ano, vem expandindo seu portfólio tech. “O marketing digital traz oportunidades incríveis para esse segmento, que percebemos ainda ser pouco explorado corretamente, apesar da facilidade com tecnologia”, comenta o CEO da Tsuru, Vitor Guerson.
Para o CTO, Thiago Dias, a soma da expertise adquirida e das parcerias desenvolvidas nessa trajetória fazem da Agência Tsuru uma solução completa para fortalecer a marca de grandes negócios digitais. “Hoje, contamos com parceiros estratégicos, como RD Station, Facebook e Google. Então, a agência tem uma estrutura completa para direcionar ações de marketing com base no Inbound. Com o know-how, pudemos entender o que funciona para esse setor e o que fazer para alcançar os resultados”, pontua.
Se a sua SaaS também quer participar da expansão do segmento, entre em contato com a Agência Tsuru. Agende hoje mesmo uma conversa com um especialista!