Se existe uma empresa que preza pela experiência do usuário, é o Google, certo? As inovações e soluções são sempre focadas em facilitar o uso dos seus produtos. E a mais nova das ofertas desenvolvida pela companhia é o Circle to Search, uma maneira simples, prática e intuitiva de pesquisa.

Enquanto o Search Generative Experience (SGE) ainda não está implementado e vai passar por testes, o Google continua adicionando diferentes formas de ajudar os usuários a encontrarem respostas para as suas dúvidas. Com uma integração entre aplicativos, fazer uma pesquisa se tornou ainda mais fácil.

Mas além do que muda para quem está pesquisando, como a sua empresa pode se preparar para essa tecnologia? Continue a leitura para entender como o Google Circle pode impactar o futuro das pesquisas e o que você pode fazer. Confira!

O que é o Circle to Search?

O Circle to Search é o mais novo recurso de pesquisa desenvolvido pelo Google que permite que os usuários façam buscas de forma interativa e visual. Em vez de escrever uma dúvida ou um termo específico no próprio buscador, agora ficou possível simplesmente circular ou destacar detalhes de um vídeo ou imagem.

O apelido de Google Circle vem exatamente por isso: os usuários podem circular partes específicas de uma imagem e, em seguida, receber resultados de busca relevantes com base no conteúdo destacado. E o melhor é que não é preciso sair de um aplicativo para o outro, tudo é feito de forma integrada.

Imagine um gestor de uma indústria que está assistindo um vídeo sobre o que pode ser feito para melhorar a produtividade da sua equipe. Uma das dicas é um termo que nunca ouviu falar. Em vez de abrir o Google para pesquisar, basta circular a informação para receber indicações de blogposts, artigos e outros detalhes.

Como esse recurso funciona?

Para quem está usando, o funcionamento do Google Circle é simples: fazer um gesto específico na tela e ter os resultados de pesquisa rapidamente. Mas o que acontece por trás dessa tecnologia? Tudo começa com algoritmos de aprendizado de máquina para identificar o conteúdo dentro do círculo.

Em seguida, ele cruza essa informação com seu banco de dados para fornecer resultados de busca relevantes e contextualizados. Em resumo, são três pilares fundamentais para o seu funcionamento:

  • Reconhecimento de imagem: utiliza redes neurais convolucionais (CNNs) para analisar e interpretar visualmente o conteúdo circulado;
  • Análise de contexto: considera o contexto geral da imagem ou gráfico para melhorar a precisão dos resultados;
  • Busca semântica: aplica algoritmos de busca semântica para correlacionar a imagem com resultados textuais relevantes.

Pode parecer algo complexo e demorado, mas a verdade é que todas essas etapas acontecem em frações de segundos. Assim, o usuário nem percebe que tudo isso precisa acontecer para ter aquela resposta.

Como o Circle to Search impacta o futuro das pesquisas na internet?

Mas como essa inovação vai impactar a forma como as pesquisas são feitas e até as aplicações para a sua rotina?

Melhoria na eficiência das pesquisas

Especialmente para cargos mais altos, a eficiência é fundamental no dia a dia, não é mesmo? O Circle to Search facilita bastante a rotina de quem precisa ganhar tempo em qualquer oportunidade. Assim, em vez de digitar várias informações, você consegue com um simples gesto receber várias informações.

Alguém analisando um relatório de mercado pode facilmente destacar gráficos e obter relatórios detalhados, estudos de caso ou dados estatísticos adicionais sobre determinado conceito ou estratégia, otimizando o processo de tomada de decisão.

Personalização e relevância

A personalização é outro diferencial importante: à medida que você vai utilizando o recurso, as buscas se tornam mais relevantes, já que o sistema entende e aprende com o contexto específico de cada imagem. Ou seja, o que você circulou em uma palestra não vai gerar os mesmos resultados para outro usuário.

Se você está vendo um vídeo sobre gestão e um termo também existe para outras áreas, a busca vai identificar o contexto que você quer descobrir a informação. A intenção aqui é não perder tempo com aquilo que não é do seu interesse.

Integração com ferramentas de Business Intelligence

Pensando no contexto do mercado B2B, a integração com ferramentas analíticas e de Business Intelligence (BI) também é outro benefício do Google Circle. Ao olhar um relatório da equipe de vendas, por exemplo, o gestor consegue destacar os termos que deseja pesquisar caso tenha ficado em dúvida.

Ou até mesmo fazer uma comparação no mercado com a média desse indicador no seu segmento, por exemplo. O mais interessante é conseguir entender o contexto das mensagens para ter respostas que façam sentido para o seu negócio.

Além disso tudo, algumas aplicações específicas do Circle to Search para o mercado B2B podem fazer a diferença na rotina:

  • Análise de concorrentes: uma empresa pode utilizar o Circle to Search para destacar gráficos financeiros de um concorrente em um relatório anual e receber imediatamente análises de mercado, previsões de desempenho e notícias relacionadas, permitindo uma resposta rápida e informada;
  • Pesquisa de produtos: um gerente de produto pode usar essa tecnologia para destacar características específicas de um novo produto em uma apresentação e obter rapidamente patentes relacionadas, estudos de caso de utilização ou até fornecedores de componentes, acelerando o desenvolvimento e lançamento no mercado;
  • Monitoramento de tendências: profissionais de marketing podem circular tendências emergentes em gráficos de redes sociais ou relatórios de pesquisa de mercado para receber instantaneamente conteúdo adicional, como artigos, whitepapers ou dados estatísticos, que podem ser usados para ajustar estratégias de marketing em tempo real.

O método Circle to Search representa um avanço na forma como interagimos com as ferramentas de busca, especialmente no contexto empresarial. Ao permitir uma busca mais interativa, visual e contextual, ele aumenta a eficiência e a relevância das pesquisas, mas também exige que a sua empresa se prepare para as mudanças.

A verdade, porém, é que é mais fácil falar do que saber exatamente o que fazer, não é mesmo? Especialmente se essa não é a especialidade do seu negócio. Mas você não precisa se preocupar: entre em contato com o nosso time comercial para descobrir como podemos ajudar a sua empresa para o futuro das pesquisas!