Além de pensar em todos os conteúdos, funil de vendas e jornada do usuário pelas páginas da sua empresa, você precisa analisar alguns dados e informações sobre o perfil de quem visita o seu site, certo? E é exatamente por isso que o Google Tag Manager precisa estar instalado no seu site B2B.

Desenvolvido pelo próprio Google para simplificar a implementação de tags em sites e landing pages, a ideia é conseguir gerenciar todas as informações geradas a partir de um único lugar, sem precisar se preocupar com código. O que acha, então, de entender o papel fundamental dessa solução nos bastidores do seu site?

Continue a leitura para conhecer mais sobre o Google Tag Manager e o seu impacto!

O que é o Google Tag Manager?

O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google que permite gerenciar e implementar tags de marketing — scripts ou códigos de acompanhamento — em seu site. E o melhor de tudo: você não precisa nem se preocupar com modificações no código das suas páginas.

Na prática, em vez de inserir manualmente códigos de rastreamento para Google Analytics, pixels de Facebook, ou tags de remarketing, o GTM centraliza e facilita a gestão dessas tags por meio de uma interface amigável.

Com o GTM, você pode adicionar, atualizar e gerenciar tags de forma dinâmica, sem a necessidade de um desenvolvedor web para cada alteração. O que resulta em maior flexibilidade e agilidade nas campanhas de marketing e coleta de dados, permitindo ajustes rápidos e precisos conforme as suas necessidades.

Qual é o impacto do Google Tag Manager em sites B2B?

Mas considerando que empresas do segmento B2B têm as suas particularidades, por que o GTM é tão importante para o site de uma companhia que vende para outros negócios? Confira!

1. Facilidade na implementação de tags

O primeiro ponto é, sem dúvidas, a facilidade: o GTM simplifica a tarefa de adicionar e gerenciar qualquer tag. Sem a necessidade de codificação direta no site, a sua equipe de marketing pode configurar e atualizar tags de rastreamento rapidamente, reduzindo a dependência dos desenvolvedores e acelerando o processo de execução.

2. Maior controle e flexibilidade

A centralização de informações é uma tendência e não é à toa: o GTM proporciona uma visão completa sobre as tags do seu site, permitindo que você defina quais são as condições específicas para o disparo de tags com base em eventos, páginas visitadas, ou outros critérios.

Além disso, essa flexibilidade é essencial para campanhas de marketing direcionadas e personalizadas. Outro ponto interessante é que, com a integração com outras ferramentas de análise, é possível gerar relatórios detalhados sobre o desempenho das campanhas, facilitando a tomada de decisões baseadas em dados.

3. Melhoria no desempenho do site

E não podemos falar em GTM sem pensar na experiência do usuário no site: essa ferramenta do Google ajuda a reduzir o número de scripts carregados diretamente no site, o que pode melhorar o tempo para o carregamento das páginas e, é claro, a performance geral.

Como consequência de um site mais rápido, a sua empresa passa a proporcionar uma melhor experiência ao usuário, algo vital para sites B2B onde a primeira impressão é crucial. Ao mesmo tempo, é possível implementar tags que personalizam a jornada do usuário com base no seu comportamento no site.

4. Precisão na coleta de dados

Muito se fala de dados, mas de nada adianta se eles não são confiáveis, não é mesmo? Você vai tomar decisões fundamentais com informações que não são seguras? Isso pode prejudicar toda a sua estratégia, mas o GTM resolve isso, já que a centralização garante um processo de coleta consistente.

Um ponto positivo que impacta as análises de outras áreas, como marketing e vendas, que conseguem acompanhar o desempenho das campanhas e ações, além de facilitar o processo de identificação de quais estratégias estão gerando mais leads e vendas para o seu negócio.

Falando de estratégias específicas, o GTM permite a implementação de pixels de remarketing de forma rápida, ajudando a criar campanhas de retargeting mais eficazes e segmentadas. E por que não criar testes A/B, permitindo que diferentes versões de páginas sejam testadas para otimizar a conversão?

5. Integração com outras ferramentas

Além disso, o GTM se integra facilmente com diversas ferramentas de marketing e análise, como Google Analytics, AdWords, e outros sistemas de terceiros. Essa integração facilita a implementação de estratégias de marketing omnichannel e permite uma visão completa das suas campanhas.

E com a sincronização de dados, o GTM pode se integrar com um CRM para, por exemplo, capturar leads e dados de clientes de forma mais eficiente. Em um momento seguinte, ele também pode ser conectado com ferramentas de automação de marketing para já disparar fluxos específicos automaticamente.

6. Segurança e conformidade

Outro ponto importante é que a gestão centralizada de tags permite um maior controle de segurança e conformidade. Afinal, tags mal configuradas ou scripts inseguros podem ser rapidamente identificados e corrigidos, reduzindo o risco de vulnerabilidades e garantindo conformidade, por exemplo, com a LGPD.

A ideia é que, com o GTM, as tags sejam auditadas e gerenciadas centralmente, garantindo que apenas scripts seguros e necessários sejam carregados no site. E, ao mesmo tempo, recursos mais simples, como banners de consentimento de cookies, são adicionados sempre conforme a regulamentação online.

No final das contas, o GTM é um item essencial para sites B2B que querem entender mais sobre o comportamento dos seus usuários e, ao mesmo tempo, criar uma experiência mais fluida e segura para quem entra nas suas páginas. E tudo isso com a chancela do Google para gerenciar tantos dados e informações.

Apesar de toda a facilidade que o Google Tag Manager proporciona aos sites B2B, ainda pode ser interessante contar com a ajuda de especialistas, certo? Entre em contato com o nosso time comercial e descubra como podemos ajudar o seu negócio a deixar as suas páginas totalmente otimizadas!