Uma cultura data-driven ajuda inúmeras estratégias de uma empresa, inclusive nas ações de marketing digital, como as campanhas de e-mail marketing. Um exemplo disso é utilizar os dados e informações de análises técnicas para acabar com o hard e soft bounce rate das mensagens disparadas para a sua base.
As famosas taxas de rejeição podem impactar não só aquela mensagem específica, mas até mesmo a reputação da sua marca e, consequentemente, o sucesso das próximas estratégias. O que acha, então, de entender mais sobre esses dois indicadores e como eles podem ser controlados?
Continue a leitura e tire as suas dúvidas!
O que é e quais as diferenças entre hard e soft bounce?
Antes de entrarmos nas estratégias para evitar o bounce, é importante entender o que são hard e soft bounces e as diferenças entre eles.
Hard bounce
O hard bounce acontece quando um e-mail é rejeitado pelo servidor de quem está recebendo a mensagem de maneira definitiva. As razões podem variar, mas normalmente incluem endereços de e-mail inválidos, domínios inexistentes ou contas de e-mail desativadas.
Como o problema é permanente, esses e-mails nunca vão chegar ao destinatário, e continuar os disparos para esse endereço pode prejudicar sua reputação de envio para o servidor. Imagine que você tem uma base de contatos que não passou por atualizações nos últimos cinco anos, tudo bem?
Nessa lista, muitos endereços podem ter sido desativados ou simplesmente não existirem mais. Ao enviar uma campanha de e-mail para essa base, é provável que uma grande parte dos e-mails resulte em hard bounces, prejudicando sua taxa de entrega e sua reputação como remetente.
Soft bounce
Enquanto isso, o soft bounce, como o nome indica, é um cenário um pouco melhor: acontece quando um e-mail é rejeitado temporariamente pelo servidor. Desde uma caixa de entrada cheia, passando por problemas temporários no servidor do destinatário ou até mesmo um arquivo anexado muito grande.
Ao contrário do hard bounce, o soft bounce indica que o e-mail pode eventualmente ser entregue, caso esse problema temporário seja resolvido. Agora vamos imaginar que você está fazendo uma campanha específica para os seus leads, mas um dos destinatários está com o servidor fora do ar naquele momento de disparo.
Sendo assim, o e-mail é classificado como soft bounce e, se o problema for resolvido, o servidor vai tentar entregá-lo novamente. Ou seja, ainda há esperança de que a campanha seja entregue para esse contato.
Como evitar o bounce nas suas campanhas de e-mail?
Mesmo com as suas diferenças, fica claro como os dois tipos de bounce podem ser prejudiciais para as suas campanhas de e-mail, certo? Agora, que tal descobrir as melhores estratégias para evitá-los?
1. Manutenção e limpeza da lista de contatos
O processo começa com um trabalho de análise constante da lista de contatos, fazendo uma limpeza regular para evitar bounces que não são sua culpa. O objetivo aqui é remover os endereços de e-mail inválidos, desativados ou que tenham sido digitados incorretamente.
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A maioria das ferramentas de gestão desses disparos de campanhas já contam com recursos específicos para identificar os endereços antes dos envios. Assim, você remove os contatos que estão causando o hard bounce, por exemplo, e tem um impacto positivo na qualidade da sua lista e taxa de entrega.
2. Autenticação de e-mails de disparo
Mas além de olhar para os problemas dos destinatários, é preciso analisar o que você está fazendo com os seus e-mails. Por isso, autentique os seus endereços de envio utilizando protocolos como SPF, DKIM e DMARC para garantir que seus e-mails sejam reconhecidos como legítimos pelos servidores de destino.
Com isso, você reduz a probabilidade deles serem classificados como spam ou rejeitados. Normalmente, esse tipo de ação vai ter um impacto direto nos seus números de soft bounce causados por falhas de autenticação, ainda mais em campanhas enviadas para grandes volumes de leads.
3. Personalização e segmentação de e-mails
Até aqui falamos muito da questão técnica, mas outro fator que impacta bastante na rejeição (ou não) de um e-mail está na qualidade da mensagem. E a melhor fórmula para aumentar o valor que é entregue em cada disparo é segmentar a sua base e personalizar o conteúdo dos e-mails.
Defina critérios específicos que façam sentido para o seu negócio, como clientes que já têm um determinado produto ou aqueles que não renovaram, mas têm potencial para retornar. O importante aqui é dividir a sua base para que cada mensagem enviada tenha um maior valor agregado e o usuário veja o conteúdo relevante.
Você sabe que uma das dores dos seus clientes é um problema específico, certo? É só criar uma lista separada para todos que sofrem com isso. Assim, desde o assunto até o conteúdo do e-mail tendem a ser mais personalizados e direcionados para quem sofre com esse problema e o seu produto surge como solução.
4. Manutenção de reputação de remetente
Todas essas ações contribuem para reforçar a boa reputação de remetente, o que deve ser uma prioridade na sua equipe. Quanto mais positiva for a visão dos servidores em relação ao endereço que faz os disparos das campanhas de e-mail da sua empresa, menores são as chances de rejeição.
Um exemplo disso é ter a certeza de que o tamanho dos seus e-mails esteja dentro dos limites aceitáveis. Além disso, evitar anexos grandes e utilizar mais links para downloads ou visualizações externas pode ajudar. Assim, mesmo com uma taxa elevada, você consegue, aos poucos, melhorar a reputação do seu domínio.
Além das dicas acima, o cuidado com as práticas simples, como spam, podem ajudar a melhorar a sua reputação. E não se esqueça de que esse é um trabalho a médio e longo prazos, já que leva um certo tempo para melhorar os resultados e garantir os resultados que façam sentido para o seu negócio.
Todas essas dicas ajudam bastante, mas é importante entender que o hard e soft bounces precisam ser monitorados constantemente. Mas ao implementar as estratégias, a tendência é que as suas campanhas de e-mail melhorem e seus resultados de performance, como retorno sobre investimento, também.
Mas se você está com dificuldades em resolver esse problema, talvez seja a hora de contar com especialistas no assunto, não acha? Fale agora mesmo com a nossa equipe comercial e descubra como as nossas soluções podem ajudar!