Temos falado aqui, no nosso blog, da importância do Inbound Marketing para empresas focadas em seu crescimento no mercado, uma vez que trata-se de um conceito inteligente em que a comunicação e todas as demais ações são voltadas para um público-alvo específico. Isto aumenta as chances de um retorno muito positivo, principalmente no que se refere à lucratividade e à fidelidade desse público segmentado.
Na semana passada, respondemos 6 dúvidas comuns. Se você perdeu, recomendamos a leitura do artigo. Hoje, focaremos em algo que também merece a sua atenção: os 8 maiores erros cometidos (e que devem ser evitados) por quem entende que mergulhar no Inbound Marketing é a escolha mais certa.
1. Não delegar tarefas
Não pense que trazendo para si as responsabilidades de todas as ações da campanha você garantirá que tudo funcione plenamente. Ledo engano. Antes de tudo, monte um plano de ações. Feito isso, defina a persona, os canais de divulgação e de relacionamento e o quanto você está disposto a investir. O passo seguinte é identificar quantas pessoas precisa ter em sua equipe para aí, então, delegar a cada uma delas uma função. Desta maneira, tudo funciona sem atropelos e segue corretamente o planejamento cuidadosamente pensado.
2. Não usar os CTAs adequadamente
Apesar de algumas pessoas não darem o devido valor aos call-to-actions, eles são fundamentais para uma campanha de Inbound Marketing de sucesso. Não menospreze esses botões. Eles têm um importante papel no processo que visa atrair a atenção dos leads para o seu negócio. CTAs criativos, que estimulam o clique, são muito positivos para toda e qualquer empresa com atuação digital. Eles são o atalho que o seu empreendimento precisa apresentar para encurtar o acesso do público-alvo ao seu site, por exemplo. Uma vez lá, o lead estará a poucos passos de concluir uma compra. Se a experiência for boa, a fidelização será uma consequência natural. Elabore uma estratégia específica para esses botões a fim de fisgar, de forma envolvente e efetiva, as pessoas que mais interessam para o seu negócio.
3. Não analisar os indicadores de desempenho
Outro erro muito comum que você não deve cometer é o de não realizar o acompanhamento das ações postas em prática. Os KPIs (key performance indicators), cuja sigla significa, em bom português, indicadores-chave de desempenho, monitoram tais ações e mostram o que não está atendendo às expectativas. Dito isto, se você tem amor ao seu bolso e quer que suas campanhas tragam sempre bons resultados, fique de olho nos KPIs.
4. Negligenciar a otimização dos dados obtidos
Além dos KPIs, é fundamental fazer uma clara interpretação dos números obtidos pelo seu negócio no campo digital. A otimização dos dados mensurados é parte importantíssima de todo o processo, isso porque uma correta interpretação dos resultados, dos números atingidos, mostra o que precisa ser mantido e, principalmente, o que precisa ser melhorado nas suas ações.
5. Não ter objetivos muito claros
De que adianta pôr uma campanha no ar se você não sabe muito bem o que deseja conquistar com ela? De nada! Suas estratégias são definidas a partir do que você tem como meta. O que você quer para a sua empresa: ter relevância no mercado? Aumentar a base de leads qualificados? Estabelecer um relacionamento mais intenso com o seu público-alvo? É preciso saber muito bem o que você quer antes mesmo de botar as ações em prática. Com um objetivo muito bem definido, você passa a ter um norte. Chegar a ele é o que vai motivar o seu trabalho e o de sua equipe.
6. Não ter um blog
Se uma das características do Inbound Marketing é estabelecer um relacionamento mais próximo e de maior cumplicidade com o público-alvo, não há motivo que justifique a ausência de um blog no seu plano de ações. A criação de um conteúdo relevante depende não só na qualidade deste, mas também do meio onde ele será propagado. E com relação a isso, o blog é a principal e mais poderosa ferramenta que você pode ter nas mãos. Não investir nisso é um erro primário. A partir do momento em que um conteúdo é lançado e muito bem explorado em um blog, cabe às redes sociais o papel de disseminá-lo pela rede.
A criação de um conteúdo relevante depende não só na qualidade deste, mas também do meio onde ele será propagado.
7. Não espalhar o conteúdo
De que adianta produzir um conteúdo e não divulgá-lo adequadamente? Espalhe as informações sobre o seu negócio pela rede, pelos canais online que ele tem. Quanto melhor distribuído for esse conteúdo, maiores as chances de o seu público ser impactado por ele. O compartilhamento aumenta o alcance das publicações, visto que possibilita que elas cheguem a mais pessoas. Sendo assim, faça com que as suas campanhas atinjam o objetivo pretendido de trazer resultados empolgantes para você. Invista na divulgação.
8. Não distribuir bem o conteúdo no funil de vendas
Você conhece o valor do funil de vendas no que se refere à manutenção dos leads. Agora o que talvez você não saiba ainda é que é preciso definir muito bem que tipo de conteúdo levar aos leads em cada etapa dele. Da abertura ao extremo oposto do funil há pessoas em diferentes etapas do processo de vendas. Logo, o conteúdo não pode ser único para todas elas. É preciso fazer um trabalho especial, respeitando o estágio em que essas pessoas se encontram e, pouco a pouco, encaminhá-las cada vez mais para dentro do funil.
De nada adianta levar um conteúdo próprio para quem está prestes a concluir uma compra àqueles que ainda não não tomaram uma decisão e que ainda estão no primeiro estágio. Tudo o que você conseguirá com isso é espantar seus potenciais clientes. O trabalho de catequização dos leads é minucioso e precisa ser respeitado. Organize o seu funil de vendas. Saiba que tipo de mensagem levar aos diversos tipos de leads que lá se encontram.
Já elaborou a campanha de Inbound Marketing da sua empresa, mas não sabe se a fez corretamente? Entre em contato com a Tsuru Digital para que possamos analisar isso junto com você.