Semana passada, você conheceu aqui, no nosso blog, os itens indispensáveis para o Inbound Marketing funcionar. No artigo de hoje, falaremos sobre os mitos que você, porventura, pode encontrar pelo caminho, limitar as ações da sua marca no cenário digital e até impedi-lo de explorar todo o potencial da metodologia. Se você quer ficar por dentro disso tudo e mergulhar sem medo no mundo de vantagens proporcionado pelo Inbound, vale a pena a leitura.
Inbound e SEO são a mesma coisa?
Não. Na verdade, o SEO é parte integrante do Inbound Marketing. É o responsável por atrair uma audiência relevante para o site a partir de buscas orgânicas, isto é, por meio de palavras-chave relacionadas ao segmento da sua empresa. O Inbound engloba todo o processo de identificação de leads qualificados, atração, relacionamento, entre outras coisas. O SEO é uma das etapas desse processo.
Então é a mesma coisa que Marketing de Conteúdo, certo?
Errado. Assim como o SEO, o Marketing de Conteúdo é uma das peças indispensáveis que ajudam o Inbound a acontecer. Um conteúdo relevante, rico e interessante para o público é fundamental para chamar a sua atenção e promover aquela identificação vital que tem o objetivo de aproximar as pessoas da marca, de modo que as conversões aconteçam num futuro próximo. Um conteúdo de qualidade, cuidadosamente pensado e que dialoga bem com o público funciona como um cartão de visitas nas redes sociais, blogs e sites de busca.
Manter um bom canal de diálogo com o público é importantíssimo em qualquer ação digital. No Inbound, isso tem um peso ainda maior.
Assim como o SEO, o Marketing de Conteúdo é uma das peças indispensáveis que ajudam o Inbound a acontecer.
O Inbound Marketing é só mais uma tendência
Outro engano. Ao contrário do que muita gente pensa, o Inbound não surgiu há pouco tempo. Há pelo menos 10 anos, a estratégia vem sendo adotada e aperfeiçoada por quem entende que o relacionamento com o público é a mais poderosa ação que uma marca pode fazer no marketing digital. Estratégias de marketing sempre existiram e sempre existirão. O Inbound veio para consolidá-las e, sobretudo, para mostrar quão importante é cada uma das etapas do funil de vendas. Não dá para encarar isso como algo passageiro. O Inbound Marketing veio mesmo para ficar.
Não é necessário formar uma equipe
Concentrar todas as ações do Inbound Marketing em apenas um profissional pode ter consequências desastrosas. Se você não quer correr este risco, esteja cercado de profissionais capacitados e dê a cada um deles uma função específica, que esteja de acordo, é claro, com as suas habilidades: conteúdo, planejamento, estratégia, design e SEO, só para citar algumas delas. Cabe a você decidir se formará internamente esta equipe ou se é mais interessante terceirizar este serviço por meio da contratação de uma agência. Se esta segunda for a sua escolha, a Tsuru Agência Digital se coloca à disposição.
Fuja dos mitos apresentados acima e adote o Inbound Marketing para potencializar as ações do seu negócio. Entre em contato conosco para falarmos mais sobre isso e, se curtiu o artigo, compartilhe!