Marketing agressivo x marketing de atração. Você saberia identificar que tipo de ação cada modelo de marketing se refere? O tradicional, aquele “velho marketing” que “empurra” produtos e/ou serviços para os clientes de forma invasiva e inconveniente, com anúncios por todos os lados, que visa atingir o maior número de pessoas, é o que temos, hoje, como marketing agressivo, uma vez que tem uma proposta de massa, mais quantitativa do que qualitativa. O marketing de atração, por sua vez, é aquele focado no relacionamento, no conteúdo de qualidade para fisgar a atenção do potencial cliente de maneira mais assertiva e, consequentemente, conquistar o seu interesse. Assim funciona o Inbound Marketing, estratégia tão adotada ultimamente dada à sua comprovada eficácia. Hoje, falaremos de que maneira ele agrega valor à sua marca.
Novo público, nova forma de trabalhar o conteúdo
Antes de qualquer coisa, uma constatação. Em tempos de internet, as relações são novas. O perfil do público também. Mais conectado do que nunca, o potencial cliente está, hoje, muito mais ativo. Ao contrário do que acontecia antes, agora parte dele a iniciativa de procurar a solução que precisa e busca, seja ela um produto ou um serviço. Onde ele faz isso? Na internet. Estar em sintonia com essas pessoas é fundamental e o Inbound proporciona isso. Quando falamos em agregar valor, nos referimos ao empenho em tornar um conteúdo mais sedutor aos olhos de um potencial cliente ávido por informação, curioso e muito exigente.
Quando falamos em agregar valor, nos referimos ao empenho em tornar um conteúdo mais sedutor aos olhos de um potencial cliente ávido por informação, curioso e muito exigente.
Produzir um conteúdo relevante, criado para impactar positivamente quem mais interessa é uma maneira de agregar valor para o seu negócio. Uma das mais importantes, talvez. Recorrer ao SEO, ou seja, otimização dos mecanismos de buscas, é uma medida obrigatória que ajuda a alavancar esse conteúdo e fazê-lo chegar nas pessoas certas. Antes de produzir e lançar um conteúdo, entretanto, é preciso conhecer muito a empresa, seus objetivos, o perfil do público que ela deseja atingir, bem como ter elaborado um planejamento prévio, de modo que cada passo seja calculado, a fim de diminuir os erros na comunicação.
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Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.
Crie buyers personas e mantenha com eles um diálogo
Traçar o perfil do potencial cliente antes mesmo de produzir o conteúdo e divulgar nos canais digitais é fundamental. É preciso conhecer a fundo as pessoas que deseja impactar. Para que o seu conteúdo chegue até uma pessoa do jeito que você quer, ou seja, que a mensagem da sua marca seja recebida como você espera, é preciso saber com quem você quer manter esse diálogo. Definir seu buyer persona vai ajudá-lo muito nesse processo de aproximação da sua empresa com o cliente com quem pretende estabelecer uma relação.
Conquiste o cliente e mantenha contato
Um erro ainda muito comum diz respeito ao pós-venda. Satisfeitas com as conversões, muitas empresas simplesmente encerram a conversa com o cliente tão logo eles realizam uma compra. Não cometa esse erro. Por melhor que uma conversão seja para o seu negócio, seu trabalho não deve, em hipótese nenhuma, parar aqui. É o trabalho de pós-venda que trará o cliente ainda mais para perto do seu negócio. É isso o que vai fidelizá-lo e motivá-lo a fazer negócio com sua empresa em outras oportunidades. O relacionamento deve ser mantido para que você não corra o risco de perdê-lo para uma concorrência mais dedicada em prolongar o diálogo e em estreitar relações.
O relacionamento deve ser mantido para que você não corra o risco de perdê-lo para uma concorrência mais dedicada em prolongar o diálogo e em estreitar relações.
Não tem mistério. Agregar valor à marca através do Inbound Marketing requer empenho constante, mas não é um bicho de sete cabeças. Se quiser saber mais sobre, entre em contato conosco.