Sabia que estratégias de Inbound Marketing também podem (e devem!) ser aplicadas em empresas do segmento de saúde, como é o caso de hospitais e clínicas? O conceito, que visa adotar ações mais planejadas e mais trabalhadas a fim de atingir o público-alvo de forma mais eficaz, quando bem executado, pode trazer resultados mais do que satisfatório.
No Brasil, especialmente, no que diz respeito a investimentos digitais em empresas do gênero, é muito favorável. Isso se deve ao fato de serviços como medicina preventiva e os que atendem a população idosa, por exemplo, serem as grandes responsáveis por buscas do tipo.
É em função disso tudo que os gestores devem estar, mais do que nunca, atentos à melhoria de seus serviços, bem como em realizar um bom trabalho também com o objetivo de conquistar certificações nacionais e internacionais que confirmem o seu alto padrão. Isso sem contar os novos pacientes que representam a fatia pronta para ser impactada, de modo que a conversão, o engajamento e a fidelização sejam os frutos a colher logo à frente. O público digital está também de olho na reputação e na real qualidade do que é oferecido. A internet está aí para mostrar a ele tudo isso.
Quem é o consumidor desse tipo de serviço?
É, sem dúvida, alguém que usa a internet para buscar informações sobre a empresa e tudo o que diz respeito a ela. É alguém cujas necessidades devem ser plenamente atendidas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, em 2012, 77% dos consumidores de serviços de saúde recorrem à internet para buscar informações sobre hospitais e clínicas; 83% consideram o conteúdo do site determinante para a escolha do serviço; 1 em cada 5 pacientes agendam suas consultas pelos canais não tradicionais, só para citar alguns números mais do que animadores para quem atua no setor.
77% dos consumidores de serviços de saúde recorrem à internet para buscar informações sobre hospitais e clínicas.
Como o Inbound pode ser útil para um serviço de saúde?
Você já viu aqui, em nossas publicações, que o Inbound Marketing consiste em usar o marketing digital de forma mais planejada, mais adequada ao comportamento e aos desejos do público-alvo. Assim, as chances de as publicações acertarem em cheio e conquistarem a preferência desse público aumentam consideravelmente.
É importante produzir um conteúdo relevante, forte o suficiente para aparecer bem posicionado nas buscas do Google (a escolha das palavras-chave é fundamental) e capaz de fisgar a atenção dessas pessoas, de modo que elas tenham a sua marca, isto é, o seu serviço de saúde como uma referência. Assim, em oportunidades futuras, é atrás do seu canal digital que elas irão correr quando quiserem um conteúdo de qualidade.
É importante definir muito bem as personas
Saiba muito bem quem é o público que você pretende atingir. Seus hábitos de consumo, sua faixa etária, classe, região e o que mais considerar importante. Indicamos a leitura deste artigo sobre Buyer Persona para que você entenda a importância da construção do perfil das pessoas cuja comunicação será direcionada. Vale dizer que esta comunicação deve ser específica em cada etapa do relacionamento, desde o primeiro contato, ou seja, no momento em que tais pessoas tomam conhecimento da sua empresa e de seus serviços, até etapas mais avançadas, que culminam na fidelização.
Faça a diferença e crie canais próprios
Destaque-se em relação à concorrência. Facilite a vida das pessoas que buscam serviços de saúde na internet. De que maneira? Saindo do óbvio e oferecendo bem mais do que um mero conteúdo institucional. Não é apenas isso o que as pessoas, hoje, esperam encontrar em sites do gênero. Que tal proporcionar a elas a vantagem de realizar agendamento de consultas ou exames online e criar conteúdo relevante no blog focado nas dúvidas e necessidades de potenciais pacientes? O Inbound se alimenta muito disso. Praticidade é algo que esse público busca, mas nem todas as empresas estão prontas a oferecer. Faça a diferença.
Prepare-se para as conversões
Que tal usar o Inbound para colher contatos e oferecer a eles um conteúdo mais completo a fim de trazê-los ainda mais para perto? Assim, você atinge os potenciais clientes/pacientes e estabelece com eles uma relação mais estreita. Feito isso, trabalhe para manter esses contatos ligados ao seu negócio, identifique qual grupo cada um deles faz parte (paciente, acompanhante, parceiros, profissionais do setor, etc) e, deste modo, torne-os cada vez mais engajados.
Tem uma empresa do segmento e quer usar o Inbound Marketing para turbinar as ações digitais do seu negócio? Fale conosco!