A importância do Inbound Marketing para toda e qualquer empresa, independente do segmento, é enorme. Volta e meia, falamos isso aqui. Focar em ações digitais requer estratégias mais eficazes, isto é, que verdadeiramente tragam leads qualificados e capazes de dar um novo rumo para um negócio. Um rumo positivo, por assim dizer.
Com o segmento de tecnologia isso não é diferente. É ainda mais indispensável. Empresas que vendem serviços de hardware, software, web e demais soluções do ramo têm que se render a uma estratégia que desenvolve ações mais focadas, isto é, mais direcionadas ao seu público-alvo. Para isso, o conteúdo deve ser muito específico, deve ser cuidadosamente pensado para atingir as pessoas certas, no momento certo e, consequentemente, conquistá-las. O processo de fidelização de clientes se dá, a princípio com esse trabalho e cabe ao Inbound a tarefa de trazer esse público para perto.
Faça de sua empresa uma referência
Que tal produzir um material de qualidade superior ao da concorrência? Que tal lançar um conteúdo forte, capaz de atrair um público ávido por informações sobre o seu segmento? Assim age uma empresa tida como referência em seu meio, visto que o que ela diz tem valor, é ouvido com mais atenção pelo seu público, o que faz com que ela se torne especialista em sua área de atuação. Um líder, uma empresa de referência não é necessariamente a que vende mais. É a que conquista com um conteúdo de qualidade, ou seja, que atrai leads qualificados que se fidelizarão e farão diferença mais à frente.
Um líder, uma empresa de referência não é necessariamente a que vende mais. É a que conquista com um conteúdo de qualidade, ou seja, que atrai leads qualificados que se fidelizarão e farão diferença mais à frente.
Ofereça soluções
Mais do que produtos, as pessoas buscam soluções na internet. Seja essa empresa. Atenda aos interesses do seu público, apresente as informações que ele precisa para resolver um problema em vez de se limitar às vendas. Não estamos dizendo com isso que as vendas não têm valor para um negócio. Pelo contrário, têm e muito. Mas para que elas aconteçam de uma maneira natural e tragam consigo uma leva de clientes satisfeitos, engajados e encantados com a sua marca, é preciso entender o que eles precisam e como satisfazê-los. Esteja certo disso: mais do que produtos, o público busca soluções. Recorra ao Inbound Marketing para entender melhor as necessidades dessas pessoas, adote as melhores práticas e, por fim, seja essa luz no fim do túnel para elas. Empresas que se preocupam em oferecer soluções tendem a ser mais lembradas em oportunidades futuras.
Antes de pensar em oferecer um produto de TI para um potencial cliente, apresente-se como uma solução para estes e outros problemas do segmento tecnológico que ele, porventura, venha a ter. Assim, você trabalha a fidelização, dá visibilidade ao serviço oferecido pela sua empresa e conquista um lead. A venda do produto será uma consequência natural.
Faça o acompanhamento das ações
Uma das mais notórias vantagens do Inbound Marketing é a possibilidade de acompanhar os resultados tão logo uma campanha é colocada no ar, o que permite que ajustes no meio do caminho sejam feitos. Com as métricas da estratégia, é possível identificar quais campanhas de e-mails marketing tiveram os maiores números de cliques, o que sugere que tipo de conteúdo mais atrai público. Se um e-mail sobre um software registrou uma taxa de abertura maior do que o de um serviço web, por exemplo, isso sugere qual solução tem mais potencial para conquistar leads. O acompanhamento das ações vai além da busca por bons resultados. Trata-se, mais do que tudo, de uma profunda pesquisa sobre os interesses mais comuns e mais urgentes do seu público-alvo. Sai na frente quem primeiro se coloca à disposição para atendê-lo.
Quer potencializar as ações digitais da sua empresa de tecnologia, mas não quer se perder no caminho nem ser apenas mais um no mercado? Seu negócio precisa de Inbound Marketing. Quer orientações de um especialista? Então entre em contato com a Tsuru Agência Digital.