Entende-se por B2B o relacionamento comercial entre empresas, sejam elas distribuidoras, fornecedoras, revendedoras, importadoras, entre outros tipos de parcerias do gênero. Neste tipo de negociação, o público fica de fora, uma vez que o que está em jogo são os processos das empresas antes de atingir e envolver o consumidor final.
E o Inbound Marketing, como age nessa relação inteiramente empresarial? Como se aplica? Será que funciona? É sobre essas questões que falaremos no artigo de hoje.
Aplicando o Inbound na relação B2B
Já falamos aqui, em outras ocasiões, quão importante é segmentar a comunicação a fim de atingir apenas o público de interesse, afinal, de quase nada vale fazer uma divulgação muito abrangente para um público com interesses diversos. Segmentar é preciso. Isso também vale para as relações corporativas. Para atrair a atenção das empresas, de modo que elas queiram firmar parceria com a sua, é preciso mostrar por que vale a pena se aliar ao seu negócio. A empresa que se pretende ter como parceira deve enxergá-lo como um potencial colaborador. Aqui, a geração de leads, as estratégias de vendas, e a lucratividade a também têm o seu valor.
Relação custo x benefício
Eis aqui uma das maiores vantagens do Inbound Marketing. Assim como acontece na relação B2C, em que a empresa desenvolve uma ação pensada no consumidor final, o ROI do Inbound Marketing voltado para o B2B é também muito melhor do que o obtido pelas ações de marketing tradicional. Enquanto estas ações pesam mais no bolso e são mais focadas em um público mais amplo, o Inbound aborda empresas potencialmente mais capazes de se tornar leads, sem contar que o seu investimento inicial é 47% menor que o outro.
A importância da reputação
Empresas que vendem para outras empresas também precisam construir uma ótima imagem. Ter boa reputação no setor de atuação é determinante também nesse tipo de relação, uma vez que isso contribui para tornar um negócio relevante e, consequentemente, ajudar a atrair a atenção do público pretendido (neste caso, empresas parceiras). Para gerar lucro e conquistar essa relevância é preciso também ter credibilidade no mercado. Caso contrário, as parcerias ficarão cada vez mais escassas e ficará cada vez mais difícil uma abordagem certeira ao consumidor final em etapas mais à frente. Fortaleça a sua empresa para que outras a tenham como uma referência.
[Webinar Gratuito]
Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.
Fortaleça a sua empresa para que outras a tenham como uma referência.
Novo público, nova abordagem
Conhecer o cliente é fundamental em qualquer relação, sobretudo nas B2B. É isso que vai indicar que tipo de conteúdo produzir para fisgar o público-alvo, mesmo que ele seja tão empresa quanto a sua. Para convencer um empresário de que vale a pena se aliar ao seu negócio, é preciso usar de fortes argumentos que provem que ambos os lados sairão ganhando numa possível aliança. Mas, para isso, é preciso saber se comunicar; é preciso conhecer esse público e alimentá-lo com aquilo que ele tanto busca no mercado com o objetivo de crescer. Proponha um crescimento conjunto, mas para aumentar as chances de fisgar as empresas que deseja, você precisa conhecê-las muito bem. Releia nossos artigos sobre Inbound Marketing e entenda por que isso é tão importante.
Comunicação com enfoque racional
Enquanto na relação B2C o apelo da comunicação tem um enfoque mais emotivo, na B2B ele é mais prático, mais racional, isto é, do universo corporativo da qual as empresas que você pretende atingir com o seu negócio fazem parte. O foco está nos resultados e na importância da parceria para atingir um objetivo comum. Eis aqui o segredo dessa abordagem mais específica dentro do Inbound Marketing.
A importância da nutrição de leads
Alimentar esse público com conteúdo relevante é absolutamente fundamental, tanto para informá-lo das ações da sua empresa quanto para abastecê-lo com informações que o ajudem no seu processo de decisão. Coloque-se sempre à disposição para esclarecer dúvidas de seus potenciais parceiros, de modo que, ao final da jornada de compra, eles não hesitem e a concluam, de fato. Que tal criar um blog corporativo? Este é um bom canal para investir nesse relacionamento. Entenda o que é nutrição de leads.
Por fim, podemos afirmar que, sim, o Inbound Marketing para negócios B2B realmente funciona. Adote a estratégia para a sua empresa e conquiste a relevância no mercado que você tanto busca. Se tiver dúvidas e quiser esclarecê-las, fale conosco.