Tecnologia + velocidade. A quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, é o resultado da soma desses dois elementos. Empresas que investem em ferramentas que permitem atualizações em tempo real e que estão atentas à necessidade de responder e se adaptar, com notável rapidez, às mudanças, são empresas que estão à frente das demais.

Quando falamos em aliar tecnologia e velocidade, estamos falando também da importância do imediatismo na relação com o cliente. As múltiplas opções disponíveis no mercado, seja lá do que for, fazem dele cada vez mais criterioso, cada vez mais exigente, o que é natural, afinal de contas, o cliente de hoje quer se cercar do maior número possível de informações que o ajudem a escolher o melhor serviço ou o melhor produto. Devido a isso, ele está muito mais participativo do que antes. Quer saber detalhes, quer conhecer experiências de outros clientes, quer saber a reputação da empresa no mercado e quer encontrar facilidades ao longo do caminho. O poder está em suas mãos e ele sabe disso.

O que caracteriza a Indústria 4.0?

Um dos aspectos que mais identificam a Indústria 4.0 é a sua capacidade de estabelecer o elo, a integração entre estas quatro partes: máquinas, dispositivos, sistemas e pessoas. Unidas e atreladas a uma inteligência artificial, elas fazem tudo acontecer, uma vez que as tomadas de decisão bem como a descentralização de todo o processo passam a ser realizadas com notória facilidade, outra vantagem da quarta Revolução Industrial a que nos referimos.

Quais são as suas principais vantagens?

A Indústria 4.0 tem vantagens que fazem a diferença. Para começo de conversa, cabe destacar o controle e o gerenciamento de estoques, de todo o processo de fabricação, bem como o de entrega do produto/serviço ao cliente final, que ocorrem de forma mais precisa. Todo esse trabalho minimamente cuidado garante os melhores resultados.

Outra vantagem diz respeito à saúde dos funcionários. Com o gerenciamento se dando de forma mais tecnológica, isto é, mais ágil, a expectativa é que sejam zeradas as falhas que, porventura, ameacem comprometer todo o trabalho. Assim, os funcionários são mais poupados. A eles, recaem responsabilidades novas, mas que garantem a segurança e, por que não dizer, a qualidade de vida. Funcionários poupados e produtividade em alta. Esse é o futuro das relações na quarta Revolução Industrial.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

O mercado está cada vez mais dinâmico. Recorrer às novas tecnologias, ou seja, usá-las como braço direito do seu negócio é o tipo de coisa que não se pode abrir mão. Manter-se atualizado é vital para estar em sintonia com as novidades dos novos tempos, da era digital, do novo ambiente empresarial para garantir o melhor ao consumidor.

O que esse cenário exige do profissional?

Quanto maior for a sua familiaridade com as tecnologias da Indústria 4.0, mais capacitado o CEO estará tanto para lidar com elas como para liderar a sua equipe. A atualização a que nos referimos no tópico anterior não se restringe à empresa. Cabe ao profissional fazer da sua força de trabalho necessária para o bom andamento da empresa, independente da crescente presença tecnológica que, a princípio, o dispensa. Ele deve acompanhar todas as evoluções se não quiser ser substituído por um sistema ou por uma máquina.  

O novo consumidor exige uma nova postura das empresas, que devem se adequar ao processo de transformação pela qual passa o mercado a fim de trabalhar com maior eficiência para obter os melhores resultados. Todos os segmentos devem estar atentos a isso. A quarta Revolução Industrial é uma realidade. Ignorá-la, definitivamente, não é um bom negócio. É preciso não apenas se adaptar, mas também se reinventar, ceder ao novo, se render àquilo que só vem a somar e que irá potencializar as suas vendas. A era digital está aí e as mudanças não param de acontecer. Não deixe de acompanhá-las.

A quarta Revolução Industrial é uma realidade. Ignorá-la, definitivamente, não é um bom negócio. É preciso não apenas se adaptar, mas também se reinventar, ceder ao novo, se render àquilo que só vem a somar e que irá potencializar as suas vendas.

A Tsuru Agência Digital tem as dicas ideais para inserir a sua empresa no modelo Indústria 4.0. Quer conhecê-las? Então, fale conosco.