Para as instituições de ensino, o marketing tradicional sempre foi um grande aliado. Em épocas de matrícula, outdoors, VTs, anúncios impressos e outras ações off-line fazem parte do cronograma de divulgação. A má notícia é que, apenas isso, já não surte mais o efeito desejado. E é aqui que o marketing de conteúdo entra como uma opção para quem quer se posicionar e atrair mais estudantes. De acordo com o Censo da Educação Básica 2020, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), houve uma queda de 7,1% no número de matrículas na rede privada em 2020. Para reverter esse quadro, é preciso encontrar novas formas de se relacionar com o público.
Hoje, vamos mostrar como o marketing de conteúdo pode ajudar as instituições de ensino nesse objetivo. Você também entenderá como a interação nas mídias é importante para alcançar os resultados. Acompanhe!
Por que o marketing de conteúdo é tão importante para instituições de ensino?
A resposta é simples: porque o seu público está na internet. E, aqui, estamos falando dos dois alvos de interesse das escolas privadas: os pais, que são os decisores, e os alunos, que influenciam nessa escolha. Mas o marketing de conteúdo tem outras vantagens, além do aumento na taxa de conversão, como você pode ver a seguir.
- Constrói autoridade: escolher uma instituição de ensino é bem diferente de escolher um produto. Isso porque devem ser considerados aspectos importantes como o impacto financeiro e, também, os valores educacionais que serão oferecidos. Então, essa, definitivamente, não é uma decisão que se toma por impulso. Ao nutrir os prospects com materiais ricos e informativos, consegue-se um posicionamento muito mais consistente, onde a marca se coloca como autoridade no assunto.
- Mantém presença o ano todo: aparecer apenas nos meses em que as matrículas estão abertas é um dos principais erros que as instituições cometem no marketing digital. O marketing de conteúdo ajuda a manter a relevância da escola ao estabelecer contato frequente com as Por meio de um calendário editorial consistente, a interação nas mídias aumenta e, com isso, o ranqueamento das páginas melhora;
- Cria um relacionamento: o marketing de conteúdo é responsável por estreitar o vínculo entre a marca e o público. É claro que isso não se conquista da noite para o dia e muito trabalho precisa ser feito para se colocar como uma referência para as personas
Outra característica interessante do marketing de conteúdo para instituições de ensino é que ele possibilita que a conversa vá além de apenas expor as vantagens de estudar em determinada escola. Assuntos relevantes para o público também devem ter espaço na curadoria! Assim, a interação nas mídias é estimulada e o buzz ajuda a marca a alcançar resultados ainda melhores.
Qual o papel da interação nas mídias para os resultados?
As redes sociais têm um papel relevante no marketing de conteúdo por dois motivos. O primeiro é que elas permitem uma interação muito mais ágil com o público. A resposta às postagens é imediata e, assim, é fácil estabelecer uma conversa dinâmica com os usuários. O segundo, é que esses canais são ideais para divulgar os materiais produzidos em outros meios, como o blog.
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Mantê-las atualizadas, inclusive, é fundamental para que a marca alcance relevância. Isso porque os algoritmos privilegiam aqueles perfis que são interessantes para os usuários. É claro que os critérios para classificar uma conta variam de acordo com a rede social. Mas o Instagram é um bom exemplo do que queremos mostrar.
Nele, o algoritmo analisa três critérios-chave para determinar o ranqueamento:
- temporalidade: são favorecidas as publicações mais recentes e, por isso, é tão importante manter as atualizações frequentes;
- engajamento: quanto mais as pessoas interagirem com a conta, mais relevante ela é para o algoritmo. Isso vale para comentários, curtidas e número de pessoas que salvaram a publicação;
- relacionamento: ele precisa ser uma via de mão dupla! Então, nada de deixar os usuários sem resposta. Toda interação da conta é válida e ajuda a página a aparecer mais na timeline.
O responsável por estimular a interação nas mídias, claro, é o conteúdo. Elas servem, também, como um termômetro do sucesso da estratégia. Como a resposta às publicações é rápida, é possível constatar o que mais agrada ao público, quais pontos devem ser reforçados ― ou deixados de lado ― e, até, os horários mais adequados para as postagens.
Inclusive, essa é mais uma vantagem do marketing de conteúdo para as instituições de ensino. Enquanto no off era preciso esperar o fim da campanha para conhecer os resultados, no digital isso pode ser acompanhado em tempo real, com base em dados.
Agora que você já sabe a importância do marketing de conteúdo e da interação nas mídias para aumentar a sua taxa de conversão, entre em contato com a Agência Tsuru e agende uma conversa. Leia também o artigo Marketing educacional: o que as instituições estão fazendo para estarem mais próximas à nova geração. Nele, mostramos um pouco sobre o perfil da geração Z e o que as escolas podem fazer para conquistar a atenção dela.