Investir na captação de novos alunos é o desafio das academias de ginástica, segmento que pouco ou nada investe em ações que visam atrair novas inscrições. Curiosamente, isso se dá muito mais por parte do público, que entra em contato via internet, por telefone ou diretamente no espaço. As empresas, por sua vez, não investem tanto em ações e em campanhas do gênero com o propósito de atrair novos alunos. Quando investem, não fazem o acompanhamento necessário e que é tão importante para medir o retorno. Mas isso precisa mudar.
O maior desafio
O principal desafio deste tipo de estabelecimento é mudar os hábitos do público brasileiro, avesso à prática regular de exercícios físicos. É preciso estimular a inclusão de tais atividades na rotina, ressaltar a importância e o bem que representam para a saúde. Em seguida, é preciso orientá-lo a escolher a sua academia e não a concorrência. Se o seu estabelecimento se mostrar ativo nesta etapa, sem dúvida as pessoas ficarão mais inclinadas a optar por ele quando estiverem às voltas com o processo de decisão.
Foco no marketing digital
Apesar de o público brasileiro ainda não fazer da prática de atividades físicas uma rotina, é inegável que há um interesse muito grande em adotar um estilo de vida saudável, que priorize o bem-estar e a qualidade de vida. Prova disso é a popularização de canais do YouTube, Instagram e de blogueiras dedicadas a dar dicas do gênero. Na contramão desse sucesso, as críticas às pessoas à frente desses sites, uma vez que a maioria delas não tem um título de nutricionista ou de educadoras físicas que as autorize a falar com conhecimento e com propriedade sobre o assunto. Eis aí, portanto, uma excelente oportunidade para os estabelecimentos que contam com um time de profissionais capacitados de aproveitar esse nicho. O interesse do público já existe. Que tal deixar aos cuidados dos seus especialistas a produção desse conteúdo?
Quem são as pessoas que acessam o seu canal?
Gerar tráfego para o site da sua academia e para as suas redes sociais é importante, sem dúvida, mas isso não basta. É preciso conhecer essas pessoas, saber dos seus interesses, puxar delas o máximo possível de informações e abordá-las convenientemente, sobretudo aquelas que ainda não fazem parte do quadro de alunos. Ficar somente nesse relacionamento virtual não é o suficiente. O ideal é trazê-las para o espaço físico, de modo que elas entendam, na prática, como tudo acontece e o que o seu estabelecimento oferece. É isso o que mais vai pesar no processo de decisão. O público precisa ir ao local para se convencer de que aquele espaço oferece o melhor serviço, a melhor infraestrutura e os melhores profissionais que o ajudarão a chegar ao estilo de vida desejado.
O público precisa ir ao local para se convencer de que aquele espaço oferece o melhor serviço, a melhor infraestrutura e os melhores profissionais que o ajudarão a chegar ao estilo de vida desejado.
Como traçar o perfil do público?
Antes de levar as pessoas ao espaço físico, é importante investir no relacionamento digital. Dedique-se a produzir conteúdos sobre o segmento, com dicas de saúde e de hábitos que zelam pela qualidade de vida, em troca de informações sobre essas pessoas. Você pode, por exemplo, produzir um e-book bem caprichado, com informações relevantes, do interesse do público e que o orientem a adotar hábitos mais saudáveis e, em troca, pedir informações que o ajudem a traçar o perfil de quem acessa os seus canais.
Quem são? Onde moram? Quais são os seus interesses? Que idade têm? Estes são alguns exemplos de pergunta que valem a pena incluir no seu formulário. A partir daí a sua equipe de vendas terá os dados necessários para entrar em cena e fazer uma abordagem mais inteligente, mais precisa e com chances mais reais de aumentar o número de conversões.
Em poucas palavras, o mais importante é deixar de lado a passividade. Não espere que parta apenas do público a aproximação. Conheça mais e melhor as pessoas que já sinalizaram algum interesse pelos serviços da sua academia e aborde-as, apresente razões que as convençam de que o seu estabelecimento tem tudo o que elas tanto procuram em termos de saúde, novos hábitos, qualidade de vida e bem-estar.
A Tsuru Digital quer continuar esse papo com você, que tem uma academia e quer adotar ações mais ativas e mais eficazes. Escreva-nos! Fale conosco.