É cada vez maior o número de pessoas dispostas a viver uma experiência de turismo de aventura ou de ecoturismo. Tanto aqui, no Brasil, quanto em outros países do mundo, as práticas do gênero têm atraído a atenção dos essencialmente aventureiros. Isso, sem dúvida, turbina o segmento e indica ações que visam atender às expectativas tanto das empresas que promovem experiências do tipo quanto dos potenciais clientes.
É por isso que trouxemos, hoje, o assunto para o debate, para que possamos apresentar as estratégias de marketing digital que se fazem necessárias. Pronto para embarcar nessa viagem com a gente? Então, vamos nessa!
O que é considerado turismo de aventura?
Algumas atividades, muitas delas já consolidadas em várias partes do mundo, entram nessa categoria. Mergulho com tubarões, voo de asa-delta, voo de balão e trekking são quatro exemplos; são práticas que oferecem a dose de adrenalina exata para atender às expectativas de um público ávido por fortes e marcantes emoções.
Quem é esse público?
Se antes o perfil público interessado por aventuras era basicamente jovem e masculino, hoje, isso mudou um pouco. Não é mais tão limitado. É cada vez maior o número de pessoas de meia idade querendo viver experiências como essas. É preciso estar atento a este novo rumo do mercado a fim de atender esse novo público.
Como o Brasil aparece neste mercado?
Apesar de ter um cenário favorável ao ecoturismo e ao turismo de aventura, o Brasil ainda caminha timidamente. O que pode mudar isso? Bons investimentos de marketing digital, que ajudarão as empresas do segmento a explorar nossa paisagem natural para o bom aproveitamento de tais práticas e para atender esse público que não para de crescer. Para que esse mercado, por aqui, se torne verdadeiramente lucrativo, estratégias de marketing devem ser adotadas.
Por falar em estratégias…
O objetivo maior das estratégias de marketing é mostrar para o mundo – e para nós também – que o Brasil tem muito a ser explorado nesse sentido. No entanto, faltam investimentos. Empresas que atuam nesse segmento precisam acreditar, de verdade, no potencial que o País tem e explorar tudo o que conta ao nosso favor, que vai desde o cenário propício a isso – Bonito (MS), Fernando de Noronha (PE) e Lençóis Maranhenses (MA), por exemplo, não nos deixam mentir – até ao crescente interesse de um público cada vez mais diversificado.
Abaixo, apresentaremos algumas das principais estratégias que você deve adotar para melhorar os resultados do seu negócio voltado à prática de ecoturismo e/ou turismo de aventura.
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Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.
Foco no conteúdo
Como toda empresa que se preze e enxerga longe, investir em marketing de conteúdo é uma das mais importantes decisões. Textos, e-books, imagens atraentes e vídeos são sempre muito bem-vindos. Acredite. Seu público quer ver, sobretudo nas redes sociais que ajudam a disseminar na rede esse conteúdo, o que o seu negócio tem a oferecer. E conteúdo é o que não falta para alimentar todos os canais digitais: alertas de segurança para tais práticas, dicas diversas, informações sobre equipamentos e tudo mais que faz parte deste universo.
Envie e-mail marketing, mas com cautela
A partir do momento em que uma pessoa deixa seu e-mail no site de uma empresa, esta sente-se autorizada a fazer contato quando surge uma oportunidade. Ao fazer isso espontaneamente, ela sinaliza positivamente para o recebimento de mensagens da empresa cujo canal visitou, embora não o tenha feito exatamente com essa finalidade. Apesar dessa “autorização”, é importante ser cuidadoso para não extrapolar o número de envios.
O conteúdo do e-mail marketing também deve ser muito pensado. Engana-se quem acredita que ele se restringe a uma mera divulgação de promoções e anúncios. Não é. É importante levar conteúdo de qualidade, isto é, que verdadeiramente desperte o interesse do público-alvo. Caso contrário, seu e-mail irá gerar irritação e estará fadado a parar na caixa de SPAM. Uma dica: analise suas redes sociais e identifique as publicações que mais tiveram interações. O conteúdo do e-mail marketing de sucesso pode ser tirado daí.
A hora e a vez da geração de leads
É importante investir em relacionamento, de modo que os visitantes da sua página fiquem muito envolvidos com a sua empresa e queiram fazer negócio com ela. Vale lembrar que esse processo de conquista de público tem início lá no marketing de conteúdo. A geração de leads é consequência disso. Convém produzir um conteúdo especial para esse público em troca de um e-mail que seja um elo entre ele e a sua empresa. A ideia é oferecer a essas pessoas um conteúdo mais completo para, de posse de seus e-mails fornecidos por livre e espontânea vontade, ter a oportunidade de estreitar ainda mais essa relação.
Não deixe de mensurar os resultados
De que adianta fazer tudo isso acima e não acompanhar os resultados? A mensuração é parte importantíssima de todo o processo. Além de confirmar o sucesso de cada etapa, ela ajuda a identificar o que não deu certo, o que permite que mudanças sejam feitas tão logo os problemas forem identificados.
Quer colocar essas estratégias de marketing digital em prática no seu negócio? A Tsuru coloca-se à disposição para ajudá-lo no que for preciso. Quando quiser, já sabe o que fazer, não é? Fale conosco!