Para que um negócio conquiste espaço no mercado e traga aos envolvidos um bom retorno financeiro, é preciso contar com uma excelente estratégia de marketing. Não tem como fugir disso. Analisar o cenário, a concorrência, o público, os próprios interesses e, entre outras coisas, as peculiaridades do segmento de atuação são passos fundamentais para quem pretende obter algum êxito. A questão é em que, exatamente, investir: no online ou no offline?
Durante muito tempo, – e ainda hoje em dia, é bom lembrar – o marketing offline (conhecido como “tradicional”) fez parte do dia a dia das empresas. Atualmente, essa forma de fazer negócio, que tem panfletos, outdoors, eventos, anúncios de TV e spots como alguns de seus recursos, deixou de ser a única opção. Hoje, ela disputa espaço – com considerável desvantagem – com o marketing online, que de tão ágil, imediatista, econômico e ajustável (as campanhas digitais podem ser alteradas a qualquer momento) cresce e se mostra como a estratégia que mais tem valido a pena investir.
Manter uma marca competitiva no meio digital é o desafio de toda empresa que visa não apenas sobreviver, mas também crescer e lucrar com essa participação online. Se antes tais ações eram vistas apenas como um plus, como um diferencial, hoje, elas são indispensáveis.
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Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.
Por que o marketing online é tão forte?
Basicamente porque tem a internet como a sua principal ferramenta, por assim dizer. Por mais bem planejada que seja uma ação offline, é praticamente impossível competir à altura com a velocidade, o surpreendente alcance, o ROI (retorno do investimento) e, muito por conta de características como estas, com a impressionante capacidade de aumentar as vendas, características que muito bem definem as transações digitais.
É inegável que estamos cada vez mais conectados, que temos levado ao cenário virtual muitas das relações do offline. O hábito de realizar compras, naturalmente, é uma delas. Além disso, a praticidade de fazer tudo através de um computador, seja anunciar, seja comprar, tornou tudo mais simples e, cada vez mais, faz parte da vida de empresas e de seus consumidores.
O offline morreu?
Não, o marketing online não deu um fim ao offline. Digamos que os papéis têm, ano após ano, se invertido. Se há até bem pouco tempo apostar na internet era apenas uma questão de luxo, isto é, se ações do gênero eram vistas apenas como um braço das estratégias de uma empresa, hoje, isso tem um peso muito maior. Investe-se ainda muito em ações offline, mas é inegável que temos assistido, aos poucos, ao seu enfraquecimento.
Outra característica que evidencia a força do online e a queda do offline é o acesso às informações. Hoje, mais do que nunca, o público pesquisa na internet sobre um produto antes de efetivamente adquiri-lo. As pessoas podem, sem sair de casa, conhecer melhor o que tanto desejam, saber a opinião de outros consumidores e definir, através dessas análises, se irão ou não efetuar a compra.
Seus interesses devem ser levados em consideração antes de definir se vai investir apenas em marketing online, apenas no offline ou em ambos. As vantagens da internet são inúmeras e não param por aqui. O offline, embora esteja perdendo terreno, ainda tem o seu valor. Resta saber o que, de fato, é melhor para o seu negócio. Entre em contato conosco para que possamos identificar qual estratégia de marketing é mais adequada para a sua empresa.