Provavelmente, você já ouviu falar de Metaverso e Internet das Coisas (IoT). Estes temas estão em alta e é possível encontrar notícias sobre eles em qualquer lugar. Porém, nem sempre é fácil entender o que realmente significam. Ou, até, quais serão seus impactos nos próximos anos. Por isso, neste conteúdo, explicaremos, em detalhes, esses conceitos e mostraremos quais as outras tendências surgirão em 2022.
Nosso objetivo é ajudar os gestores a entenderem o que deve ser prioridade dentro do planejamento estratégico das companhias. Acompanhe abaixo e saiba mais!
Por que o Metaverso deve estar no radar dos líderes em 2022?
O cenário pandêmico que iniciou há dois anos fez com que as empresas precisassem acelerar investimentos em inovação. Afinal, o distanciamento era obrigatório e foi necessário criar formas de vender e fidelizar clientes, a distância. Essa informação se comprova na pesquisa da IDG, uma organização norte-americana. Segundo o levantamento, 37% dos negócios aumentaram o valor dedicado a essas iniciativas durante 2020.
Essa mudança nos planos aconteceu não só temporariamente. Agora, a expectativa é que os próximos 3 anos sejam focados em otimizar e criar novos processos, todos com o apoio da tecnologia. Em 2021, a conscientização sobre a necessidade de investimento foi ainda maior. 49% dos líderes de T.I. (Tecnologia da Informação) afirmaram expandir o budget.
Em março de 2020, quando tudo começou, a utilização da tecnologia visava melhorar a situação da população naquele cenário caótico. Além, é claro, de manter o faturamento das companhias. Atualmente, como a situação estabilizou, espera-se que as inovações transformem a maneira como interagimos com a internet. O Metaverso, por exemplo, criado pelo Facebook, projeta uma espécie de vida paralela on-line. Esse tipo de ação faz com que a realidade virtual (VR) seja tendência para os próximos anos.
É claro que nem todo negócio terá capacidade de criar um novo mundo digital para que seus consumidores possam utilizá-lo. Porém, essa ideia pode ser aplicada dentro do contexto específico. Negócios de arquitetura ou imobiliárias, por exemplo, têm a possibilidade de criar uma realidade virtual onde o consumidor consegue enxergar seu novo lar de forma mais tangível.
Um dado que comprova essa crescente aparece no Relatório Birdseye, do Twitter, que apresenta os assuntos mais comentados na rede social. De acordo com a pesquisa, Metaverso foi um dos conteúdos que dominou as conversas sobre tecnologia.
Quais outros temas devem ser tendência nos próximos anos?
Bom, já sabemos que o Metaverso estará presente em nossas vidas a partir de agora. Então, as empresas que esperam continuar competitivas, devem criar estratégias levando ações como essa em consideração. Agora, quais outros assuntos precisam estar no radar dos líderes?
A cibersegurança é um deles. Ela foi um dos temas mais comentados por 57% dos entrevistados no estudo da IDG. Isso acontece porque o número de golpes cresceu nos últimos tempos e é preciso proteger os dados da organização e dos clientes. Além, é claro, da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) ter entrado em vigor oficialmente.
Outra tendência que fará parte do planejamento de, também, 57% das companhias será melhorar a experiência do consumidor. Abaixo, veja outros tópicos que foram citados pelos participantes da pesquisa:
- alinhar iniciativas inovadoras com as metas da companhia;
- aprimorar operações de T.I. e a performance de sistemas;
- aumentar eficiência operacional e refinar processos;
- melhorar a experiência digital dos colaboradores;
- implementar novos softwares e arquiteturas;
- conduzir negócios inovadores.
Outro ponto bastante comentado é a Internet das Coisas (IoT) que não é exatamente nova em nosso dia a dia. A Alexa, criada pela Amazon, já se tornou popular no mundo inteiro e é um exemplo da aplicação dessa tecnologia.
Porém, estima-se uma evolução ainda maior para um futuro próximo. Acredita-se que a IoT será utilizada com mais frequência, como apoio em instituições de saúde, monitorando pacientes e diminuindo a contaminação por doenças em hospitais. Na indústria, ela será aplicada na hora de controlar máquinas a distância e impulsionar a automação de equipamentos.
Já que estamos falando do que acontecerá nos próximos meses, que tal conferir algumas dicas de como se reinventar no pós-pandemia? Assim, você pode dar início ao planejamento estratégico de 2022 com todas as informações que precisa. Confira no blog!