Volta e meia falamos aqui, no nosso blog, sobre a importância da geração e da nutrição de leads (clique aqui e leia outros artigos sobre o tema). Mas, você sabe o que são leads? Sabe por que a sua empresa deve investir muito neles? Esclareceremos tudo isso neste artigo.
Mas, afinal, o que são leads?
Leads são potenciais clientes que fornecem suas informações (como e-mail e telefone, por exemplo) a partir do momento em que recebem algo que, para eles, tem especial valor, assim mantendo um relacionamento mais intenso e mais próximo de uma marca. É importante ressaltar que leads não são meros visitantes. Leads enxergam algum valor no seu conteúdo ao ponto de deixarem seus dados de contato. Visitantes acessam o seu site, mas não estabelecem com ele uma relação mais profunda de confiança e interesse.
Um ebook, por ser muito completo e por permitir uma leitura mais aprofundada sobre determinado assunto, é um tipo de material muito valorizado pelos leads. Para que essas pessoas tenham a permissão de baixar gratuitamente esse tipo de conteúdo, elas precisam fornecer seus dados de contato. A troca lhes parece vantajosa, uma vez que há o interesse real pela leitura daquele material.
É importante ressaltar que leads não são meros visitantes. Leads enxergam algum valor no seu conteúdo ao ponto de deixarem seus dados de contato.
Qual é a vantagem para as empresas nesta troca?
A principal vantagem é a manutenção da comunicação com um público que já demonstrou interesse pelo que a empresa tem a dizer. A partir do momento em que os leads fornecem seus dados de contato, a empresa tem, digamos, a permissão para se aproximar um pouco mais deles quando lhe for conveniente, seja para apresentar um novo produto ou serviço, seja para dar continuidade àquele diálogo que foi aberto no momento em que tais pessoas, espontaneamente, deixaram as suas informações.
Como gerar Leads?
Um material com conteúdo de valor para o seu público e uma Landing Page têm, juntos, o papel de transformar visitantes em leads. Cabe a eles envolver essas pessoas ao ponto de elas se darem conta do interesse que as pessoas têm pela sua marca e pelo que ela tem a dizer. Como isso acontece? Ao dar livre acesso (e sem custo) a um conteúdo relevante da sua página (e-books, webinars) a meros visitantes. Assim, você tem a oportunidade de pedir em troca um e-mail, por exemplo. Com este dado, tem a oportunidade de entrar em contato, via e-mail marketing, para manter essa relação, nutrir esses leads com mais conteúdo, apresentar mais vantagens do seu negócio e, por fim, transformá-los em clientes.
Veja também, como fazer seu blog gerar leads.
Queremos falar mais sobre leads com você. Para isso, entre em contato conosco! A Tsuru quer lhe mostrar de que maneira a sua empresa pode gerar e nutrir tais contatos a fim de obter resultados verdadeiramente animadores.