Canais de marketing, por definição, são os meios utilizados por empresas com atuação digital de captar novos clientes. Todo recurso online a serviço de um negócio que tem como propósito atrair novas pessoas, conquistá-las e, consequentemente, fidelizadas, é tido como tal.

Embora todos os canais levem para um mesmo fim, isto é, se assemelham por terem um mesmo objetivo, cada um tem a sua peculiaridade, a sua maneira de trazer novos clientes. As diferenças dizem respeito ao investimento necessário, ao tipo de abordagem utilizada para atingir o público-alvo, o tipo de cliente que miram e em que estágio na jornada de compra cada um deles se encontram. Cada canal de marketing lida com isso ao seu modo. Cada um realiza esse trabalho de atrair pessoas para um negócio de uma maneira muito específica. Devido a isso, o ROI e o ciclo de vendas é adaptado a cada um deles, o que torna possível a comparação entre canais tão diferentes entre si e com métodos muito próprios.

É preciso utilizar as métricas certas a fim de otimizar os resultados de diferentes canais que funcionam simultaneamente, cada um à sua maneira dentro de um mesmo planejamento de Marketing Digital. Assim, é possível acompanhar de maneira organizada e precisa o retorno obtido por cada uma das ações colocadas em prática.

Esses canais podem ser de diversas formas, no entanto, dentro do Marketing Digital, há alguns modelos padrões. Eis, a seguir, os 6 principais:

1. Social

Não restam dúvidas de que as redes sociais são, atualmente, o melhor canal para uma empresa se relacionar com o seu público e para atrair pessoas novas para o negócio. O crescente número de usuários, sobretudo do Facebook, ainda hoje a maior delas, não nos deixa mentir. Estar nesses canais e ter neles uma presença relevante, ou seja, com um conteúdo de qualidade e suficientemente capaz de reter a atenção das pessoas é fundamental para quem tem como meta atrair novos clientes.

2. E-mail

Engana-se quem pensa que, com o advento das redes sociais, o e-mail perdeu o valor. A ferramenta segue sendo uma das maiores aliadas de empresas que não abrem mão de ter uma expressiva atuação digital. No que se refere ao relacionamento com o público e ao envio de conteúdo adequado aos interesses das pessoas que se tem como meta atingir, o e-mail tem importantíssimo papel. Não o menospreze. Ele é um canal de suma importância nesse processo.

3. Busca orgânica

Pessoas que recorrem ao Google para fazer buscas sobre uma empresa, produto ou serviço geralmente estão em estágios mais avançados da jornada de compras. Investir nesse canal é importante, uma vez que aparecer nos resultados de buscas eleva consideravelmente a chance de atingir um potencial cliente já inclinado a efetuar uma compra. Não basta estar na internet. É preciso se empenhar para estar sempre no caminho de quem busca uma solução na web. Seja uma opção. Seja a melhor opção dentre as demais.

“Não basta estar na internet. É preciso se empenhar para estar sempre no caminho de quem busca uma solução na web.”

4. Referência

Ser uma autoridade na internet, falar com propriedade sobre um assunto é importante para conquistar credibilidade tanto com o seu público quanto com formadores de opinião. Outra maneira interessante de disseminar o seu conteúdo na internet é firmando parcerias, como guest posts ou link building, por exemplo. Mas para espalhar seu conteúdo, sua empresa não precisa se limitar a parcerias. Um conteúdo forte, bom e relevante estimula o compartilhamento. Quanto mais interessante ele for, mais ele estará ao alcance de novas pessoas, de futuros novos clientes. Ser referência é isso: conquistar respeito e fazer do seu conteúdo sinônimo de qualidade.

5. Tráfego direto

Este canal nada mais é do que o acesso direto ao seu site, sem intermediários. O potencial cliente tem conhecimento do trabalho da sua empresa e espontaneamente acessa o seu site, através do navegador, com o intuito de conhecê-la melhor, de tomar conhecimento das soluções oferecidas. Ter um site sempre atualizado é fundamental.

6. Mídia paga

Vimos acima que é possível atrair pessoas para o seu negócio através das redes sociais e dos resultados de busca do Google. Ambos, porém, não excluem um investimento em mídia paga. Esta, por sua vez, pode aparecer sob a forma de link patrocinado nos seguintes modelos:

  • Busca paga: Links patrocinados no topo dos resultados do Google.
  • Anúncio em rede social: Links patrocinados nos feeds do Facebook e do Instagram, por exemplo.
  • Redes de Display: Banners em espaços voltados para anúncios de outros sites.

Invista nos canais acima para atrair, conquistar e fidelizar novos clientes. A Tsuru Agência Digital coloca-se à disposição para orientá-lo no que for preciso. Entre em contato!