Responsáveis por planejar, criar e comercializar o desenvolvimento de sites, aplicativos e sistemas, as softwares houses estão crescendo bastante no mercado. De acordo com a Anatel, em 2020, aumentou em 3,26% o número de acessos de sites via mobile. Isso se dá, em parte, pela transformação digital em que vivemos, onde a procura por soluções web está cada vez maior. Mas, assim como outras empresas, estão sujeitas a cometerem erros em uma estratégia de inbound marketing.

Para ajudá-lo com essa questão, preparamos este artigo. Anote esses equívocos para não cometê-los em seu negócio. Continue a leitura e confira!

Erros da estratégia de marketing no setor de software

Cada vez mais, as softwares house estão ganhando espaço, afinal, vivemos em uma era conectada e digital. Então, as soluções desenvolvidas por essas são indispensáveis. E uma estratégia que ajuda muito nas vendas desse setor é o inbound marketing. O conhecido “marketing de atração” é diferente do tradicional, pois tem o objetivo de nutrir o prospect com conteúdo relevante, que agregue algo à sua vida.

Para este artigo, separamos 5 erros de uma estratégia de Inbound Marketing, ou marketing de atração, que podem atrapalhar os resultados do seu negócio. Confira!

1. Não ter um bom planejamento

Esse, infelizmente, é um erro que muitas empresas, não só do setor de software house, cometem: a falta de um planejamento. Somente por meio dele, será possível traçar estratégias e ações para se chegar aos objetivos que seu negócio quer alcançar.

Essa etapa precisa contar com as metas, como conquistar mais visitantes, gerar mais leads, fidelizar clientes, entre outros. Também, é necessário que esteja definida a buyer persona, além de ser realizado um mapeamento da jornada de compras do seu público, por meio do funil de vendas. Ele é dividido, basicamente, em 3 etapas:

  1. topo― aprendizado e descoberta;
  2. meio― reconhecimento do problema;
  3. fundo― decisão de compra.

Ainda, um bom planejamento deve conter o cronograma de ações. Assim, será possível definir quando serão criados os conteúdos, o momento em que será feita a divulgação e a análise dos resultados.

2. Não fazer conteúdos para a persona e ICP

Um dos erros de uma estratégia de inbound marketing é a criação de conteúdos sem respeitar o Perfil de Cliente Ideal (ICP) e a persona. Eles caminham lado a lado e se complementam, tornando as ações mais assertivas e fazendo com que as campanhas entreguem mais resultados.

Para traçar o primeiro, é necessário identificar características e atributos que o seu alvo deve ter. Porém, o ICP para o mercado B2B, então, as informações que você precisa saber são as da empresa que seu negócio quer obter. E elas são alcançadas por meio da sua lista de leads.

Já a persona é a representação do seu público. Para reconhecê-la, você precisa saber dados sobre o comportamento, os hábitos de consumo, os objetivos e tudo mais que caracteriza o seu cliente.

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Assim, levando em conta esses dados, é possível criar conteúdos de qualidade e que sejam do interesse de quem irá consumi-lo.

3. Não realizar testes

Esse é outro erro de uma estratégia de inbound marketing que pode acabar trazendo resultados negativos para suas ações: a falta de testes. Afinal, cada público tem uma característica, então, nem sempre o que funciona para um, chamará a atenção de outro.

O básico não torna a sua audiência fiel, não converte seus leads. Por isso, é preciso realizar experimentos com diversos formatos de conteúdo. Aposte em blogs, e-books, white papers, estudos, infográficos, pesquisas… mas invista, também, em canais diferentes como vídeos, redes sociais, podcasts etc. Identifique onde está seu potencial cliente, o que ele gosta de consumir e faça o teste!

4. Esquecer de usar blog e e-mail

Os artigos de blog (blogposts) são excelentes para atrair tráfego, gerar relacionamento e educar o mercado. Além disso, demonstram sua autoridade sobre determinados assuntos. Eles ajudam, também, a sua empresa a entender os seus clientes, pois geram dados a serem analisados.

Para utilizá-los com eficiência, é preciso não cometer nenhum dos equívocos citados neste artigo. Além disso, deve-se usar uma linguagem acessível ao seu público, o que, além de tudo, irá melhorar a experiência do usuário. Também, não se esqueça de utilizar as técnicas para mecanismos de busca (Search Engine Optimization ― SEO).

Outro erro é não utilizar e-mail marketing na sua estratégia. Se seu lead assinou sua newsletter ou se inscreveu para receber informações, é porque tem interesse em saber mais sobre sua empresa e mercado.

Então, não se esqueça de colocá-lo em seu planejamento e dispará-lo estrategicamente. Nada de mandar e-mail só por enviar! Quer saber mais sobre e-mail? Então, leia: Nutrição de leads: 4 tipos de e-mails indispensáveis.

5. Não mensurar e analisar

Quando você realiza corretamente a sua estratégia de inbound marketing, gera alguns dados e é indispensável analisá-los. E isso deve ser feito constantemente, pois, assim você saberá quais estratégias estão dando retorno ou não.

Bônus: não contar com parceiros estratégicos

Fazer as estratégias de inbound marketing sem ter o conhecimento necessário é outro erro bastante cometido por muitas empresas. Por isso, é fundamental contar com profissionais que tenham a qualificação ou ter parcerias estratégicas com empresas que têm know-how em marketing, como é o caso da Agência Tsuru.

No artigo de hoje, mostramos apenas 5 dos erros que estão sendo cometidos não só pelo setor de software house, mas, também, por outras empresas. Para saber mais sobre inbound marketing, acesse nosso site.