Existem inúmeras formas de investir na retenção de clientes quando se pensa em empresas de tecnologia. Claro, o time comercial pode trabalhar diretamente com os clientes para garantir a sua satisfação, mas você sabia que o Inbound Marketing também pode contribuir muito nesse processo?

Isso mesmo, produzir conteúdos relevantes, gerar leads, entender sobre o comportamento do usuário e criar uma jornada completa podem ajudar empresas que atuam no segmento B2B a conquistarem, de vez, quem já está na sua base de clientes.

Apesar disso, muitos gestores ainda têm dificuldades em entender como isso é possível. Mas não se preocupe: preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre o papel do Inbound Marketing na retenção de clientes em empresas de tecnologia.

Criação de conteúdo relevante e personalizado

Antes de mais nada, é preciso relembrar um conceito importante: o Inbound Marketing foca em criar e distribuir conteúdo relevante para atrair e engajar o público-alvo. E esse principal objetivo dessa estratégia já é um diferencial competitivo para se aproximar ainda mais dos seus clientes.

Afinal, as empresas de tecnologia podem criar conteúdos relevantes e personalizados que ajudem a manter seus clientes atualizados sobre as últimas tendências, dicas úteis, casos de sucesso e insights do setor. Uma forma eficiente de manter a base de clientes envolvida e interessada na marca.

Estabelecimento de confiança e autoridade

Outro aspecto importante que a criação de conteúdos relevantes fornece é o fortalecimento da confiança e autoridade de uma empresa. Uma companhia que vende a sua solução e simplesmente abandona o cliente sem nenhum tipo de comunicação, contato ou esclarecimento perde essa oportunidade.

A partir do Inbound Marketing, as empresas podem compartilhar seu conhecimento, responder dúvidas e preocupações dos clientes e, mais importante, deixar claro o seu compromisso em ajudá-los a alcançar seus objetivos. Quer algo melhor do que isso para conquistar a confiança de uma outra companhia?

Personalização da jornada do cliente

Além disso, o Inbound Marketing tem como uma das suas características a possibilidade de personalizar a jornada do cliente. Por meio da segmentação de público-alvo e da análise de dados, as empresas podem oferecer conteúdo relevante e direcionado às necessidades e interesses específicos de cada cliente.

Em um mercado tão competitivo, criar uma experiência personalizada vai ajudar na retenção desses clientes, que se sentem valorizados. Outro ponto que essa estratégia pode ajudar é o sentimento de satisfação como consequência, já que aquele conteúdo foi, de fato, pensado para ele.

Engajamento contínuo

No mercado B2B, o pós-venda é ainda mais importante do que para empresas que atuam no varejo, não é mesmo? E um motivo para isso é a necessidade de um maior engajamento, uma proximidade contínua com a companhia que está do outro lado.

Mas o time comercial precisa olhar para outras demandas também e é nesse momento que entra o Inbound Marketing. Por meio de estratégias como e-mail marketing, automação de marketing e redes sociais, as empresas podem enviar conteúdo relevante, atualizações de produtos e outras informações valiosas.

Monitoramento e análise de dados

Em um momento em que os dados e as informações são fundamentais para qualquer empresa, o Inbound Marketing pode ajudar com a sua capacidade de monitorar e analisar dados em tempo real. Transformando números brutos em insights valiosos para diferentes áreas da sua companhia.

Isso permite ajustar a estratégia de Marketing ou de Vendas, por exemplo, de forma contínua, otimizando os planos de ação para atender às necessidades dos clientes. Além disso, ao tomar decisões baseadas em dados, as empresas podem melhorar a experiência do cliente e aumentar a sua satisfação.

Atendimento ao cliente eficiente

Se engana quem pensa que os benefícios do Inbound Marketing na retenção de clientes estão restritos ao Marketing e Comunicação. Lembra dos dados que citamos no tópico anterior? Pois bem, eles também podem ser utilizados para otimizar o serviço de suporte e atendimento ao cliente.

Por meio de canais de comunicação como chat ao vivo, redes sociais e e-mail, as empresas podem fornecer suporte rápido e eficiente aos seus clientes. Isso ajuda a resolver problemas e dúvidas de forma ágil, melhorando a experiência do cliente e fortalecendo o relacionamento, o que é ideal para a retenção.

Com tanta competitividade, nem sempre são os preços ou recursos de uma ferramenta ou solução que vão fazer a diferença na retenção de clientes. Muitas vezes, o caminho é conquistar os clientes a partir da entrega de materiais relevantes, fortalecendo a sua reputação, em uma experiência personalizada.

Ao longo deste artigo, abordamos como o Inbound Marketing pode ajudar a reter clientes, certo? Mas não sabe como colocar essa estratégia em prática? Conte com o suporte de quem entende do assunto: entre em contato com o nosso time comercial e descubra como a Tsuru pode ajudar!