Pouco mais de dois meses nos separam de 2018. É chegada a hora de começar a pensar em um plano de marketing a fim de potencializar as ações de sua empresa e fazer dos próximos 365 dias ainda ainda melhores para o seu negócio. A Tsuru Agência Digital traz, hoje, algumas dicas que irão ajudá-lo nisso. E lembra: o Inbound Marketing é a estratégia que atualmente traz os melhores resultados. Atrelá-la ao seu planejamento é o mais indicado a fazer.
Buscar relevância em um mercado cada vez mais competitivo é o desafio das empresas ano após ano. Com o crescente uso de mecanismos digitais, atingir o público-alvo deixou de ser uma tarefa custosa e complexa, no entanto, a democratização do acesso e a corrida para conquistar clientes acompanhou essa evolução. É preciso se antecipar às tendências e colocar-se como melhor opção para o público o quanto antes. É por isso que um bom planejamento se faz tão necessário. É por isso que adotar boas práticas destaca a ação de uma empresa em relação à concorrência. A Tsuru apresenta a seguir algumas dicas que irão ajudá-lo a montar um plano de marketing com base no Inbound, de modo que 2018 seja um ano promissor para o seu negócio.
É preciso se antecipar às tendências e colocar-se como melhor opção para o público o quanto antes. É por isso que um bom planejamento se faz tão necessário.
1. Ponto de partida: defina seus objetivos
Quando o assunto é planejamento, sobretudo quando se está às vésperas de um novo ano, o que deve estar bem claro desde o começo são os objetivos. Antes de pôr em prática qualquer ação é preciso definir suas intenções, a fim de que o planejamento tenha caminhos a seguir e você possa, trabalhar para alcançá-los. Saber onde se pretende chegar é fundamental. Alinhar as metas junto com a equipe de marketing é uma tarefa que deve ser cumprida o quanto antes.
2. Identifique o público-alvo
O Inbound é uma estratégia muito eficaz por ser voltada para um público muito específico e potencialmente capaz de se tornar cliente, o que reduz consideravelmente as chances de erros. Identificar quem são as pessoas para quem as ações do seu planejamento se voltarão é extremamente importante. Se até aqui a sua empresa não realiza esse trabalho, convém adotar práticas mais interessantes para o seu negócio no novo ano que está por vir. Saber quem é o seu público e, a partir disso, elaborar uma campanha mais certeira, mais focada em resultados positivos e com um conteúdo que se adapta aos leads em cada etapa do funil de vendas são ações de quem quer crescer no mercado e ganhar relevância.
3. Personalize seu conteúdo
Uma vez definido o seu público-alvo, é preciso pensar no conteúdo que você levará através dele. Se em 2017 isso já era apontado como algo de suma importância, em 2018 será regra. Não dá para pensar em um planejamento e deixar de fora o marketing de conteúdo ou tratá-lo como algo qualquer. É preciso desenvolver uma comunicação personalizada e que leve em consideração tanto as características dos seus potenciais clientes quanto as peculiaridades dos meios onde esse conteúdo será compartilhado. Facebook? Twitter? Instagram? Blog? Não importa quais ferramentas digitais são interessantes para o seu negócio manter ou incluir no seu planejamento 2018. O que não deve ser esquecido é que, para cada uma, você tem de se preocupar com uma linguagem e em como impactar o seu público através delas. E lembre-se: se em 2017 muitas empresas já entenderam que o segredo do crescimento está no digital, em 2018 isso terá peso maior. Sendo assim, use como nunca o Inbound a favor do seu negócio.
4. Como vai o mercado?
Além de conhecer o seu público a fim de trabalhar com ações que tragam mais chances de conquistar leads qualificados, é preciso conhecer muito bem o mercado, em especial, o que é ou será tendência lá na frente. Não é difícil descobrir o que está por vir. Um bom planejamento de marketing inclui tais previsões, aponta os caminhos que o seu segmento deve seguir, de modo que você colha os frutos mais adiante e saia na frente em relação à concorrência.
5. Se alie a influenciadores
Uma dica para alavancar ainda mais as suas práticas de Inbound Marketing em 2018 é investindo em influenciadores. Para quem não sabe, influenciadores são pessoas que falam com o seu público, que têm credibilidade, que têm um canal direto com ele. Em suma, são pessoas cujas palavras têm mais valor. Quem são os influenciadores do ramo de atuação da sua empresa? Descubra, vá atrás deles e faça parcerias, de modo que o seu negócio se propague com mais força entre as pessoas que você visa atingir.
Queremos compartilhar com você mais dicas, mas, para isso, precisamos conhecer a sua empresa e o que você espera que 2018 traga para o seu negócio. Vamos conversar? Entre em contato com a Tsuru.