Ter presença digital, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não se limita a simplesmente marcar território nas redes sociais e nos demais canais online. É mais do que isso. É fazer um bom uso dessas ferramentas, de modo que a empresa conquiste a relevância necessária para se tornar confiável para o seu público.
A presença digital é parte fundamental para a construção de marca. É preciso tê-la no plano de marketing e zelar pela sua regularidade. Assim, a empresa estreita a relação com seus consumidores, ganha a confiança dessas pessoas e fortalece o seu nome no mercado.
Há 4 partes nesse processo de construção de marca que devem ser seguidas à risca por quem quer fazer valer essa presença digital.
1. Conteúdo
A confiança digital do seu público é conquistada, principalmente, com um conteúdo de qualidade e com a regularidade deles. Se, hoje, os hábitos de compras dos consumidores partem da análise de informações disponíveis na internet, é de suma importância dar o devido valor à forma, ao conteúdo. A busca por um melhor posicionamento digital passa por um conteúdo bem elaborado, relevante, capaz de conquistar o público já nas primeiras buscas. As informações disponibilizadas devem ser claras o suficiente a fim de fazer com que essas pessoas deem-se por satisfeitas e optem pela sua empresa em suas pesquisas.
2. Relacionamento
Partindo do princípio de que o conteúdo é que tem o poder de fisgar os consumidores, a etapa seguinte é aquela em que é feito de tudo para mantê-los interessados em sua marca. É aí que entra o relacionamento, etapa que consiste em intensificar a geração de leads e, consequentemente, potencializar o engajamento. É o relacionamento que torna possível conhecer melhor as pessoas interessadas em seu serviço ou produto e, a partir daí, elaborar a persona ideal que lhe mostrará quem, verdadeiramente, faz parte do seu público. O que essas pessoas buscam? Quem são? O que esperam da sua marca? Estas e outras perguntas são respondidas com um bom diálogo, isto é, estabelecendo um bom relacionamento com seus potenciais clientes. Redes sociais e e-mail marketing são excelentes e eficazes ferramentas de relacionamento com os consumidores, seja para falar diretamente sobre aquilo que a sua empresa comercializa, seja para simplesmente continuar se comunicando com eles. Dito isto, lance mão de um conteúdo arrebatador, que mostre a que veio a sua empresa e quão boa ela é, esteja sempre pronto para atender essas pessoas e zele sempre pela manutenção desse relacionamento.
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Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.
Dito isto, lance mão de um conteúdo arrebatador, que mostre a que veio a sua empresa e quão boa ela é, esteja sempre pronto para atender essas pessoas e zele sempre pela manutenção desse relacionamento.
3. Plataforma user-friendly
Dê aos seus consumidores uma ótima experiência online. Faça da plataforma prática, funcional, mas sem jamais esquecer que quem irá navegar por ela são pessoas, não máquinas. A experiência deve levar a conversões, mas para que isso seja possível, ela deve também ser agradável, deve prezar pela usabilidade, enfim, deve atender às necessidades do mais exigente consumidor. Para isso, a plataforma deve criar condições para reter essas pessoas, ou seja, para fazer com que elas tenham prazer na navegação e, de fato, caminhem rumo ao carrinho de vendas. Mas não para por aí! A experiência não se encerra com a concretização da venda. É preciso garantir a satisfação e a fidelidade do cliente no pós-venda também, estimulando uma volta ao seu site. Boas experiências, por si só, se encarregam disso. Não hesite em oferecer isso aos seus consumidores.
4. Posicionamento
Para ter um posicionamento relevante na internet é preciso ser coerente. Adote uma linha de comunicação comum a todos os canais digitais. Use uma mesma linguagem, um mesmo tom em todos para que haja uniformidade do discurso. É isso que fará com que as pessoas identifiquem a sua empresa e contribuirá para um melhor posicionamento digital.
Presença digital é, acima de tudo, causar uma ótima impressão nos consumidores desde o começo e manter isso depois de realizadas as conversões. Precisa de orientação para que a sua empresa faça um bom uso dessa presença? Entre em contato conosco!