É incontestável a força das redes sociais. Elas são ferramentas fundamentais para aqueles que visam aumentar a participação no mercado e que, entre outros aspectos, dependem delas para estabelecer com o público um canal direto de comunicação. A internet já havia mostrado essa força alguns anos antes, mas os sites de relacionamento mostraram o quão importante é manter-se em contato com quem tem potencial para se transformar em consumidor.

Em 2014, o Facebook ainda figura entre as mais importantes e populares redes sociais. Assim foi com o Orkut que, há alguns anos, tinha participação muito mais significativa (era a principal delas, pelo menos no Brasil) e assim será com aquela que, no futuro, apresentar novidades capazes de fisgar o público e, consequentemente, as empresas. Embora a rede social de Mark Zuckerberg comece a apresentar agora alguns sinais de desgaste, as inúmeras empresas que lá estão ainda fazem do site uma parada obrigatória. Pesquisas, estratégias e ações são desenvolvidas por equipes especializadas em marketing digital a fim de atrair mais pessoas para as páginas, o que contribui para o aumento das vendas.

O Facebook continua sendo apontado como um dos principais destinos da maioria das empresas, mas ele não está só. Outras redes sociais até mais segmentadas, isto é, voltadas para públicos ou interesses muito mais específicos já começam a atrair empresas que querem explorar o potencial que o online tem. O Instagram é um bom exemplo. Você, provavelmente, já deve ter notado que muitas marcas começaram a aparecer por lá. O bom momento da rede social se confirma também pelo fato de, em 2013, o seu crescimento ter sido mais rápido que o do Facebook, do Twitter e do Pinterest juntos.

As redes sociais de nicho já estão por aí há algum tempo e as novidades não param de surgir. Voltadas (cada uma delas) para um público bem mais específico, isto é, interessado em um determinado assunto, elas vêm conquistando mais espaço, mais adeptos e têm sido vistas como novas alternativas para as empresas, sobretudo para aquelas que querem direcionar suas ações única e exclusivamente a quem, de fato, interessa a elas. Além do Instagram, que abriga quem curte compartilhar imagens, tem também o SoundCloud, voltado para os fãs de música, e o Fashion.me, que como o nome sugere, reúne quem gosta de moda. Muitas outras tribos já encontraram na internet um ponto de encontro. Corra atrás e esteja onde o seu público está!

Entre em contato conosco para saber mais como funcionam as redes sociais de nicho e como sua empresa pode se adaptar a este novo cenário.