A Inteligência Artificial é, sem dúvidas, uma das tendências quando se fala em marketing digital, mas ainda não está tão claro como a IA vai impactar o dia a dia desse segmento. Um exemplo disso é a Search Generative Experience (SGE), que promete revolucionar as pesquisas no Google.

Agora, além da entrega de resultados pagos e conteúdos que se destacam por seguirem as melhores práticas de SEO, o maior buscador do mercado está testando alguns recursos de IA na hora de responder uma dúvida ou pergunta feita por um usuário em sua SERP.

Por mais que nem todas as informações estejam claras, é fundamental entender o que pode mudar, quais são os testes realizados e como isso vai impactar no futuro das pesquisas no Google. Continue a leitura para tirar algumas das principais dúvidas sobre o assunto!

O que é a Search Generative Experience (SGE) do Google?

A SGE é um novo modelo de pesquisa desenvolvido pelo Google que utiliza a Inteligência Artificial para entregar respostas de maior qualidade para os seus usuários. Assim, além da mídia paga, resultados orgânicos e snippets, a SERP vai exibir uma área para essas respostas mais customizadas.

E tudo isso vai ser possível por conta do uso de técnicas avançadas de processamento de linguagem natural (PNL) e machine learning. Ou seja, a ferramenta vai ser capaz de compreender não só as palavras-chave utilizadas na busca do usuário, mas também a sua intenção e contexto.

O principal objetivo do Google com o SGE é continuar aprimorando a experiência dos seus usuários. O que acontece a partir do momento que os resultados de uma busca vão se tornando cada vez mais customizados e personalizados para as intenções de quem está fazendo a pesquisa.

Por que o Google está testando o SGE?

Não existe nenhuma razão oficial para isso, mas é possível extrair alguns motivos que tornam os testes do SGE válidos para o Google.

Maior qualidade dos resultados de busca

A essência do Google sempre foi fornecer resultados de busca relevantes e úteis aos usuários. Com a crescente complexidade das consultas de pesquisa e a diversificação do conteúdo online, surge a necessidade de respostas mais personalizadas.

O SGE utiliza recursos avançados de machine learning para compreender o contexto e as intenções por trás das consultas dos usuários, resultando em respostas mais precisas e personalizadas.

Adaptação ao impacto da IA

O cenário de pesquisa na internet está em constante evolução, com avanços em IA, como o ChatGPT, e recursos de pesquisa emergentes, como consultas por voz, os usuários não se contentam mais com resultados genéricos: eles buscam por interações mais conversacionais.

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Dessa forma, o SGE surge como uma resposta a essa demanda, mantendo a relevância do Google no mercado de pesquisa, ao mesmo tempo em que passa a entregar resultados que façam sentido para esse novo comportamento entre os usuários.

Competitividade no mercado de busca online

O Google domina o mercado de buscas online com muita vantagem, mas quem não se lembra de empresas tradicionais e dominantes em seus segmentos que simplesmente acabaram com a chegada de novas tecnologias, como a Kodak ou mesmo a Blockbuster? O SGE é uma resposta para isso.

Mesmo líder, o Google entende que precisa inovar e melhorar a experiência dos seus usuários, o que é feito a partir das respostas mais personalizadas que a sua SGE consegue produzir com a ajuda da Inteligência Artificial.

Qual é o impacto do SGE do Google nas buscas orgânicas?

Os avanços do Google com o SGE têm potencial para influenciar as buscas orgânicas de diversas maneiras. Ao introduzir uma nova funcionalidade na SERP, há uma possível redução na necessidade dos usuários clicarem em outros links, o que poderia aumentar o tempo de permanência no próprio Google.

Por outro lado, os resultados do SGE incluem os links das fontes de onde as informações foram obtidas. Isso significa que se o seu site estiver entre essas referências e oferecer conteúdo relevante, mais usuários podem ser direcionados para o seu site, aumentando assim o tráfego orgânico das suas páginas.

Além disso, outro aspecto significativo do SGE que pode afetar as buscas orgânicas são as perguntas de acompanhamento. Por exemplo, se alguém pesquisar “o que é CRM“, a ferramenta de IA pode sugerir explorar um tópico relacionado, como “como escolher a melhor ferramenta de CRM para a minha empresa”.

Por mais que não exista uma definição de como o SGE do Google vai impactar as buscas orgânicas, esses primeiros insights já são suficientes para entender que a produção de conteúdo relevante continua se tornando um grande diferencial para quem quer se destacar.

O SGE do Google é, portanto, mais um avanço da empresa em busca de inovação e melhoria da experiência dos seus usuários. Mas é fundamental que marcas e profissionais que atuam no setor comecem a entender como essa nova solução pode afetar os seus resultados em uma SERP.

O marketing digital está se reinventando a todo instante e, por isso, é importante contar com o suporte de quem entende do assunto, não acha? Fale agora com o nosso time comercial e descubra como as soluções da Tsuru podem ajudar o seu negócio a se destacar nesse mercado tão competitivo!