Em um mercado tão competitivo, é fundamental encontrar técnicas e estratégias que ajudem a potencializar os seus resultados, não é mesmo? Na área da tecnologia, a segmentação de leads é um exemplo disso, que pode fazer toda a diferença nos seus resultados.

Mas, afinal, por que se preocupar com a segmentação de leads e como a Tsuru pode ajudar o seu negócio a tornar esse processo ainda mais eficiente? Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Por que a segmentação de leads é fundamental na área da tecnologia?

A segmentação de leads é uma estratégia crucial para empresas que atuam na área de tecnologia. Ela consiste em dividir uma lista de potenciais clientes em grupos com características semelhantes, permitindo que a empresa crie estratégias específicas para cada um desses diferentes perfis.

Agora, confira os principais benefícios em segmentar seus leads!

Aumento da taxa de conversão

Ao entender melhor os clientes e criar uma comunicação mais eficiente, a empresa pode aumentar sua taxa de conversão, ou seja, transformar mais leads em clientes.

Redução de custos

Além disso, o seu negócio pode concentrar seus esforços em grupos específicos que são mais propensos a comprar seus produtos ou serviços, reduzindo custos com marketing e vendas.

Comunicação personalizada

Outro benefício da segmentação é tornar a comunicação mais eficiente com os seus clientes. Na prática, isso significa que você passa a oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades e desejos específicos de cada grupo.

Melhoria na experiência do cliente

Como consequência disso, o seu negócio passa a se diferenciar dos demais concorrentes. Afinal, está investindo em produtos e serviços que fazem sentido para os clientes, melhorando a experiência deles e até a taxa de fidelização.

Identificação de oportunidades de mercado

Os benefícios também aparecem na forma de oportunidades: mais leads qualificados e segmentados representam mais insights para as tomadas de decisão. Permitindo que você crie, por exemplo, novos produtos ou serviços.

Como a Tsuru potencializa a segmentação de leads em empresas de tecnologia?

Mas nem sempre é simples colocar em prática esse processo de segmentação de leads. Por isso, pode ser interessante contar com o suporte de uma agência especializada, como a Tsuru. A partir de uma série de técnicas, a empresa consegue transformar o processo do seu negócio.

Análise de dados

A análise de dados é uma das estratégias mais importantes utilizadas pela Tsuru na segmentação de leads. A agência coleta informações sobre os clientes da empresa, como idade, localização geográfica, interesses e comportamentos de compra, e utiliza esses dados para criar grupos de clientes com características semelhantes.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

Esses grupos (chamados de segmentos) são usados para criar campanhas de marketing direcionadas a cada grupo. Imagine que a sua empresa venda softwares de gerenciamento de projetos, tudo bem? A Tsuru pode segmentar seus leads com base na localização geográfica e no tamanho da empresa.

Se a empresa deseja atingir clientes em São Paulo, é possível criar uma campanha direcionada apenas para essa região, enquanto outra campanha pode ser desenvolvida para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Criação de personas

Outra estratégia utilizada pela Tsuru é a criação de personas, que são perfis fictícios de clientes que representam os diferentes segmentos de mercado. Esses perfis semi ficcionais são criados com base em uma série de dados coletados pela agência, como idade, gênero, interesses, necessidades e desejos.

Por exemplo, se a empresa vende softwares de automação de processos, a Tsuru pode criar uma persona que representa um gestor de TI de uma empresa de médio porte que busca soluções para melhorar a eficiência dos processos internos.

Com base nessa persona, a Tsuru pode criar uma campanha de marketing direcionada a esse grupo específico, oferecendo soluções que atendam às necessidades e desejos desse perfil de cliente.

Sem essa segmentação, a mensagem poderia ser enviada de forma errada para um profissional dessa mesma empresa da parte financeira. Para ele, a eficiência dos processos internos não é, necessariamente, a sua maior preocupação, mas sim os aspectos econômicos daquela solução. Ou seja, a estratégia não teria o mesmo efeito.

Testes A/B

Os testes A/B são outra estratégia aplicada pela Tsuru na segmentação de leads. Esses testes consistem em criar duas versões de uma campanha de marketing e testar qual delas tem um melhor desempenho.

Por exemplo, a Tsuru pode criar duas versões de um anúncio no Facebook, uma direcionada a um grupo de clientes com interesse em automação de processos e outra direcionada a um grupo de clientes com interesse em gerenciamento de projetos.

Em seguida, a agência pode então monitorar qual anúncio tem um melhor desempenho e direcionar a campanha para esse grupo específico.

Para quem está disputando a atenção do usuário o tempo inteiro, conseguir direcionar melhor a sua mensagem e entender quem está do outro lado dessa conversa é um diferencial competitivo relevante. Por isso, investir na segmentação de leads deve ser uma prioridade do seu negócio.

Agora que você já entendeu mais sobre a importância da segmentação de leads na área da tecnologia, o que acha de dar o próximo passo? Fale com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar a gerar mais leads qualificados B2B para o seu time de vendas.