Que o mercado está mudando rapidamente e que o consumidor também está adotando outro perfil, não deve ser novidade para você. Mas, e o que você está fazendo para se adaptar a esse novo modelo? Ao contrário do que muitos pensam, a transformação digital não é exclusividade de grandes empresas e muitos pequenos negócios têm sofrido o impacto de ficar para trás no quesito digital.

Mas, é bom frisar que transformar digitalmente é diferente de “digitalizar” uma empresa. Não basta ter uma página no Facebook ou um blog se as redes não servem a um propósito, não tenham o objetivo de angariar os dados dos consumidores e transformar os processos, internos e externos. Aqui, entramos em um ponto interessante: a transformação digital pode acontecer dentro da empresa, utilizando a tecnologia para otimizar processos, ou ocorrer externamente, aplicando-a às estratégias de marketing.

E, ao contrário do que muitos pensam, não são apenas as empresas de tecnologia que devem se preocupar com as mudanças drásticas ― e quase que diárias! ― do mundo digital. Seja a sua empresa uma pet shop, padaria, escola, enfim, não interessa qual seja o segmento, a transformação digital chegou para todos. Agora, é questão de sobrevivência!

Mas, nada de pânico! Vamos conversar melhor sobre isso neste post e, no final, prometemos que você vai saber exatamente o que fazer para a sua empresa sobreviver, e se destacar no mundo digital.

A transformação digital como ela realmente é

Já não é de hoje que a internet passou a fazer parte da nossa rotina e da nossa tomada de decisões de compras. Então, por que ainda há tanto medo de aderir à transformação digital? A resposta é bem mais simples do que se pensa e não tem nada a ver com big data ou inteligência artificial: aderir à transformação digital exige uma grande mudança de cultura em qualquer organização.

Isso quer dizer usar a tecnologia a favor de um propósito. Seu propósito é conquistar mais leads por meio do blog? Ótimo, e como fazer isso? Pode ter certeza que postar alguma coisa aleatória e cruzar os dedos não é o melhor caminho. Pesquisa de palavra-chave, definição do seu perfil de cliente ideal, estudo das etapas da jornada de compra para criar conteúdo original e relevante, são formas de usar a tecnologia de forma inteligente e estratégica. Essa é a verdadeira transformação digital.

Como adaptar o seu negócio à transformação digital

Um dos mitos que ainda afastam muitos donos de empresas, e até mesmo diretores de marketing, é que a transformação digital exige investimentos estratosféricos e em tecnologias dignas de Black Mirror. Sim, é claro que investimentos serão necessários, mas a gente sabe que nem todo mundo tem aporte para investir pesado em realidade virtual, por exemplo.

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Pequenas ações como a automatização no disparos de e-mails, maneiras de captar dados valiosos a cada interação com o cliente e buscar opções que não sejam apenas as redes sociais já podem trazer impactos significativos para os seus resultados.

E, embora o termo transformação digital nos remeta unicamente à tecnologia, há um ingrediente fundamental para o sucesso da sua adaptação que algoritmo algum pode substituir: as pessoas. Tenha no seu time profissionais capazes de analisar dados, não apenas de coletá-los, e que consigam transformar essa análise em estratégias de marketing poderosas e assertivas.

O grande foco da transformação digital

Não se esqueça: o centro de tudo é o usuário. Pensar apenas em como automatizar seus processos não serve de nada se a sua estratégia não levar em consideração quem é o centro de tudo, o seu potencial cliente.

E, com os consumidores cada vez mais exigentes, é imprescindível oferecer a eles uma experiência única e personalizada. Cada interação com o consumidor é fundamental, uma vez que o seu concorrente está a um clique de distância.

A jornada de compra de um produto já é feita 67% de forma digital, então, basta saber como aproveitar esses dados que as suas ações estão captando e encontrar as melhores, ou melhor, as mais adequadas, soluções para a sua empresa.

E, claro, se quiser aquela ajuda de expert para se adaptar à transformação digital, os profissionais da Agência Tsuru estão sempre prontos para conversar sobre o seu negócio. Para falar com a gente, é só clicar aqui!